Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/06/2016 - 06:29

Excelência do Laboratório de Monitoração Ambiental da Central Nuclear é reconhecido internacionalmente

O Laboratório de Monitoração Ambiental da Eletronuclear receberá oficialmente, no dia 10 de junho (sexta-feira), às 10 horas na Central Nuclear Almirante Alvaro Alberto, Angra dos Reis (RJ), a designação de membro da rede internacional de Laboratórios Analíticos para Medição da Radioatividade Ambiental (Analytical Laboratories for the Measurement of Environmental Radioactivity - Almera).

O presidente da Eletronuclear, Pedro Figueiredo, o diretor de Planejamento, Gestão e Meio Ambiente, Leonam dos Santos Guimarães, e o diretor de Operação, João Carlos da Cunha Bastos, estarão presentes na cerimônia.

A rede Almera foi estabelecida pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em 1995. São 149 laboratórios 84 países capacitados para fornecer uma análise confiável e oportuna de amostras ambientais em caso de liberação acidental ou intencional de radioatividade.

A participação dos laboratórios nas atividades da rede consiste em: .Demonstrar competência técnica através da participação em ensaios de proficiência;

Aplicar métodos validados recomendados e harmonizados metodologicamente, de forma a permitir comparação de seus resultados com outros laboratórios da rede;

Compartilhar informações sobre as capacidades analíticas disponíveis e experiências, a fim de facilitar a identificação de laboratórios com competência em áreas específicas, particularmente, em situações de emergência.

A AIEA ajuda a rede Almera nas atividades de coordenação, desenvolvimento de métodos padronizados para coleta de amostra e análise, organização de exercícios de comparação entre os laboratórios e testes de proficiência como uma ferramenta para controle da qualidade.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira