Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/09/2016 - 07:58

Itaipu e pescadores fazem supermutirão de limpeza em Santa Helena

Entre as atividades também haverá soltura e marcação de peixes e o plantio de 500 mudas de árvores por alunos da rede pública.

Os profissionais de Itaipu, em parceria com a Colônia de Pescadores de Santa Helena, farão um mutirão de limpeza no Balneário Terra das Águas, em Santa Helena, a partir das 8h desta sexta-feira (9). Cerca de 100 pescadores, em mais de 20 barcos, farão uma ronda nos braços do reservatório de Itaipu para coletar frascos, plásticos, latas, vidros, entre outros resíduos. Espera-se coletar entre 10 e 15 toneladas de lixo, que será separado e enviado aos centros de reciclagem de Santa Helena e de Santa Terezinha de Itaipu.

A atividade faz parte do circuito de limpeza do lago, que a Divisão de Reservatório da Itaipu realiza todo semestre, desde 2014, com cada uma das 10 colônias de pescadores associadas. Este é o quinto ciclo, que começou em agosto, e Santa Helena é a oitava cidade a participar. Os mutirões em Entre Rios do Oeste e São Miguel do Iguaçu, nas próximas semanas, vão completar o ciclo. No total, devem ser coletadas mais de 130 toneladas de lixo.

Em Santa Helena, outras entidades integram a atividade. Entre elas: a Força Verde, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Santa Helena, o Clube do Cavalo, Clube dos Trilheiros e as associações de Pesca Esportiva, além de acadêmicos do UTFPR. Uma escola municipal também levará os alunos para participar das atividades de educação ambiental.

O quê: mutirão de limpeza do reservatório, no dia 9 de setembro (sexta-feira), mutirão (8h), soltura dos peixes (10h), plantio das mudas (14h), no Balneário Terra das Águas (Santa Helena).

Outras atividades — Após a limpeza, às 10h, os profissionais de Itaipu, junto com os pescadores, vão fazer a soltura de alevinos e peixes juvenis da espécie pacu no reservatório. De 100 a 150 peixes grandes serão marcados com uma tag colocada no dorso do animal. Assim, é possível controlar a sua rota migratória. Outros 300 alevinos serão soltos para contribuir com o povoamento de peixes no lago.

Em uma área próxima à prainha de Santa Helena serão plantadas cerca de 500 mudas de árvores por alunos da escola pública. O plantio tem o objetivo principal de promover a educação ambiental na comunidade.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira