Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/09/2016 - 08:21

“Dá Pé”

A segunda edição da campanha tem meta de plantar 20 mil mudas de árvores na Floresta da Tijuca e no Vale do Paraíba do Sul. Estevão Ciavatta e Regina Casé são os idealizadores do Projeto de reflorestamento que será lançado dia 21 de setembro (quarta-feira).

Após recuperar 1,33 Km de matas ciliares do Rio Una, na bacia do Rio Paraíba do Sul, o crowdfunding Dá Pé terá sua segunda edição lançada no dia 21 de setembro, Dia da Árvore. O compromisso dessa segunda etapa é plantar novas 20 mil mudas de árvores na Floresta da Tijuca e no Vale do Paraíba do Sul.

O crowdfunding “Dá Pé” é uma realização do “Um Pé de Quê? - criado e produzido pela Pindorama Filmes e Canal Futura - em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica para a restauração de florestas eternas. O financiamento coletivo estará disponível por 60 dias no site www.kickante.com.br/dape, a cada contribuição voluntária no valor de R$ 20, uma árvore será plantada em Áreas de Proteção Permanente e Unidades de Conservação, sendo cuidada por cinco anos pela Fundação SOS Mata Atlântica até que estejam fortes para seguir sozinhas.

O plantio das mudas acontece em parte na Floresta da Tijuca, uma das maiores florestas urbanas do mundo para repor árvores nativas vítimas de incêndios, degradação humana e desmatamento; e parte no Vale do Paraíba do Sul, dando continuidade ao plantio da primeira campanha.

Nesta edição a campanha ganhou reforço de marcas como Uber, Reserva, Zerezes, Wabi-Sabe e Tucum. Em uma ação inédita o Uber, empresa de tecnologia que conecta usuários e motoristas parceiros por meio de seu app, a partir do Dia da Árvore (21 de setembro) vai destinar automaticamente R$ 5 para cada novo usuário que realizar a primeira viagem com o código de desconto DAPE durante a vigência da campanha.

Para Estevão Ciavatta, estudos mostram que plantar árvores é a melhor forma de combater o aquecimento global e pelo acordo de Paris, temos o compromisso de plantar 12 milhões de hectares até 2030. Já para Regina

Casé, a novidade desta segunda campanha é a possibilidade das pessoas virem plantar suas árvores com a gente.

As marcas Reserva, Zerezes, Wabi-Sabe e Tucum vão disponibilizar seus produtos para compra e direcionar uma parte do valor para a campanha. Com o valor de R$ 100 será possível plantar duas árvores e ainda levar para casa uma pulseira feita pelas artesãs do Parque Nacional do Xingu, demarcada como a primeira reserva indígena do Brasil. As pulseiras podem ser de origem Mahynako, Kamayurá, Waurá ou Yawalapiti; ou com R$ 120 plantar três árvores e adquirir um pingente terrário da marca Wabi-Sabi, um ateliê criativo que une produção artesanal, design contemporâneo, artes visuais e natureza. O kikante ainda disponibiliza opção de doação de R$ 500 para garantir o plantio de 10 mudas, com essa opção o contribuinte recebe um óculos de sol da Zerezes, criado com madeira redescoberta. Mesmo antes do lançamento oficial, a campanha já garantiu o plantio de 2 mil mudas de árvores, uma doação da Coca-Cola Brasil e mais 2 mil mudas por meio da marca de roupas femininas Mercatto.

Frutos da campanha —A primeira edição da “Dá Pé” atingiu 100% a meta de arrecadação e reflorestou 1,33 Km de matas ciliares do Rio Una, na bacia do Rio Paraíba do Sul, que abastece os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Ao todo, 20 mil mudas de árvores foram plantadas entre dezembro de 2015 e março de 2016, período propício para o cultivo, com supervisão da SOS Mata Atlântica.

Além disso, parte do compromisso da campanha era disponibilizar o conteúdo do programa “Um Pé de Quê?” apresentado por Regina Casé há mais de 16 anos no Canal Futura na integra na Web, via canal no Youtube https://www.youtube.com/c/umpedeque-oficial. O programa possui mais de 138 espécies retratadas, onde cada árvore é a estrela de um episódio.

O programa “Um Pé de Quê?” tem uma parceria de mais de 11 anos com o Jardim Botânico de Rio de Janeiro, com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Plantarum. O Um Pé de Quê? está na TV, na web e nos livros, cujo volume Pau Brasil foi adotado pelo Plano Nacional do Livro Didático.

A Fundação SOS Mata Atlântica é uma ONG brasileira que atua há 30 anos na proteção dessa que é a floresta mais ameaçada do país. A ONG realiza diversos projetos nas áreas de monitoramento e restauração da Mata Atlântica, proteção do mar e da costa, políticas públicas e melhorias das leis ambientais, educação ambiental, campanhas sobre o meio ambiente, apoio a reservas e unidades de conservação, dentre outros. Todas essas ações contribuem para a qualidade de vida, já que vivem na Mata Atlântica mais de 72% da população brasileira. Os projetos e campanhas da ONG dependem da ajuda de pessoas e empresas para continuar a existir. | www.sosma.org.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira