Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/02/2017 - 07:32

InpEV estabelece parceria com Enactus Brasil

Entidade que fomenta o empreendedorismo estudantil levará desafio do programa de logística reversa de embalagens vazias para estudantes e professores universitários.

O inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) acaba de anunciar parceria com o Enactus Brasil, organização sem fins lucrativos presente em 36 países e que congrega mais de 70.500 estudantes universitários e seus professores em mais de 1.700 campi universitários ao redor do mundo. O objetivo da ação é incentivar o empreendedorismo no âmbito universitário, propondo um desafio em consonância com a filosofia das duas organizações: utilizar a educação para um mundo mais sustentável e responsável. Para isso, os times do Enactus Brasil terão que entregar, ao final do projeto, uma proposta para uma “Central do Futuro”, trazendo uma nova visão sobre as centrais de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas, essenciais para o sucesso do Sistema Campo Limpo, responsável pela logística reversa desses materiais.

“Vislumbramos nesta parceria com o Enactus a oportunidade de trazer para o inpEV e para o Sistema Campo Limpo inovações relevantes que possam ser aplicadas para transformar processos que já são um sucesso, mas podem ser aprimorados. Contar com estudantes para trazer esse novo olhar é bastante animador”, destaca Maria Helena Calado, gerente de Sustentabilidade do inpEV.

O Sistema Campo — logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas, coordenado pelo inpEV –, é uma referência e ocupa posição de liderança mundial, com a destinação ambientalmente correta de 94% das embalagens de defensivos agrícolas comercializadas no país. As centrais de recebimento são as unidades responsáveis por receber as embalagens vazias de defensivos agrícolas que são devolvidas pelos produtores rurais após a realização da correta lavagem do material. Nestes locais, ocorre a triagem e o processamento dos recipientes para o envio às recicladoras ou incineradoras.

Participarão do desafio alunos do curso de engenharia. Com isso, o tema do Sistema Campo Limpo extrapola ainda mais as fronteiras do campo, ampliando a disseminação dos conceitos de logística reversa para outras áreas de indústria. “É um campo do conhecimento desafiador para os universitários de engenharia. As centrais devem ter uma série de critérios ambientais para o licenciamento e devem seguir normas técnicas de construção para poderem operar. E isso é bastante desafiador para os alunos”, explica Kleber De Paulo, presidente da Enactus Brazil. “Ao estimular estudantes a desenvolver projetos que possam melhorar a qualidade e o padrão de vida de comunidades, traz para os participantes do Enactus a oportunidade de melhorar suas habilidades para se tornarem líderes com visão responsável de negócio”.

Os universitários que aderirem ao desafio serão treinados sobre o Sistema Campo Limpo por meio do programa de educação a distância do inpEV, além de participarem de videoconferências com os gestores do instituto e de fazerem uma visita técnica a uma central de recebimento. Os grupos participantes receberão uma bolsa-auxílio para execução de pesquisas para a estruturação do projeto.

Em 10 de março as inscrições serão encerradas e os grupos selecionados divulgados em 20 de março. Os projetos vencedores serão revelados no evento nacional Enactus Brasil, que acontece em 21 de julho.| www.enactus.org.br.

InPEV — Há 15 anos, o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) atua como núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo nas atividades de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas e promove ações de conscientização e educação ambiental sobre o tema, conforme previsto em legislação. É uma instituição sem fins lucrativos formada por mais de 100 empresas e nove entidades representativas da indústria do setor, distribuidores e agricultores.

O Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração. | www.inpev.org.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira