Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/03/2008 - 12:36

Dia da água: Hora de aproveitar o recurso que vem do céu

Vivendo num país tropical, com alta incidência de chuvas, muitos brasileiros já perceberam o presente que vem de cima com cada novo temporal.

Dia 22 de março é o Dia internacional da água e o Brasil é um dos países com o maior índice de chuvas no mundo. Mas este recurso ainda não é bem compreendido por todos. Ao contrário do que acontece no campo, onde a chuva é sinônimo de prosperidade e colheita farta, nas cidades – onde vivem cerca de 81% da população – os dias de chuva são associados a trânsito lento, enchentes e outros incômodos que associam o mau-humor aos dias nublados.

O engenheiro Paulo Schaefer, diretor comercial do AcquaSave, acredita que aos poucos o brasileiro está entendendo que a água que cai nos telhados deve ser mais bem aproveitada antes de sumir pelos ralos. “Há cinco anos, falar em aproveitamento de água de chuva no Brasil era coisa só para ecologistas; hoje é uma realidade, e as empresas e pessoas físicas já constroem pensando neste uso. O desperdício habitual precisa dar lugar ao uso inteligente da água”, afirma Schaefer.

Alguns estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Paraná estão adotando ou já implantaram a lei de retenção da água de chuva como medida para amenizar os impactos causados pela impermeabilização do solo urbana, que impede que a chuva se infiltre no solo ou evapore como antigamente. O sistema Acquasave de aproveitamento de água de chuva já foi implantado em diversos complexos como o aeroporto Santos Dumont e o estádio João Havelange, Hotel Sofitel Guarujá, diversos hotéis Ibis, garantindo economia e proporcionando proteção ao meio ambiente. Disponível para uso residencial, em condomínios, galpões e fábricas , é ambientalmente sensato, prático, econômico e fácil de instalar. As águas captadas pelo Acquasave podem ser utilizadas na higienização de bacias sanitárias, limpeza de pisos, lavagem de carros e outras atividades que não exigem água potável. Segundo estatísticas, essas ações representam cerca de 50% do consumo das águas nas cidades.

“O armazenamento de água de chuva é uma forma muito eficaz de retenção, pois o que não for aproveitado é liberada para infiltração no solo reabastecendo o lençol freático. O funcionamento é, em escala menor o de um ´piscinão´, impedindo que a enxurrada chegue imediatamente nas ruas e no sistema de drenagem, que não comporta o volume excessivo. O aproveitamento e o manejo correto da água de chuva e a instalação de telhados verdes são passos importantes para compensar os efeitos da impermeabilização crescente nas cidades”, afirma Jack Sickermann, especialista em aproveitamento de água de chuva. Dessa forma a água de chuva guardada, infiltrada e evaporada não corre pelas ruas, não carrega lixo nem poluentes, evitando doenças e amenizando os impactos sobre as cidades. Não é por outra razão que existem diversos Projetos de Lei propondo a instalação deste mecanismo em todas as novas construções em todo o País.

Funcionamento do sistema Acquasave - Adequado a qualquer região do país, o sistema AcquaSave dirige a água das calhas para filtro autolimpante e daí para uma cisterna ou tanque subterrâneo. Estocada ao abrigo da luz e do calor, a água se mantém livre de bactérias e algas. Antes da instalação do sistema, a AcquaSave faz um estudo sobre os índices pluviométricos da região, a capacidade de captação do telhado e define o tamanho ideal da cisterna de armazenamento. Baseado nesses cálculos, dimensiona-se o equipamento, composto basicamente de filtro (que retira folhas e outros detritos), freio d´água (para reduzir a pressão da água), conjunto flutuante (que bombeia sempre a água mais limpa para um reservatório elevado) e o sifão-ladrão (que retira as impurezas da superfície da água, bloqueia odores vindos da galeria e impede a entrada de roedores).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira