Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/03/2008 - 09:37

AmBev Reduz Consumo de Água em 22%

Índice é referente a economia de água usada na produção de bebidas nos últimos cinco anos.

A AmBev comemora os resultados das práticas do Sistema de Gestão Ambiental da companhia em 2007. Às vésperas do Dia Mundial da Água, comemorado neste dia 22, uma boa notícia: em um ano, a companhia reduziu de 4,30 para 4,19 litros a água usada na produção de cada litro de cerveja. A economia gerada com a redução representa, em volume, a quantidade de água suficiente para abastecer uma cidade de 200 mil habitantes por um mês. No total, em cinco anos a AmBev reduziu em 22% o índice geral de economia de água.

"A gestão de recursos hídricos é uma prioridade para a AmBev, por isso implementamos uma série de medidas em todas as unidades, tanto no Brasil como no exterior , e cada uma das unidades têm metas de redução do consumo de água", diz Beatriz Oliveira, Gerente Corporativa de Meio Ambiente da AmBev. "O foco na racionalização de um bem tão precioso, além de contribuir com a preservação ambiental, reduz os custos de captação e tratamento de água", explica.

A AmBev reaproveita ainda toda a água proveniente da produção em atividades como lavagem de tanques, garrafas e limpeza em geral. A água que enxágua as garrafas é aproveitada, por exemplo, para lavar os engradados. Na pasteurização, a mesma água usada para elevar a temperatura da cerveja é usada para resfriá-la. Esse circuito fechado reduz a necessidade de captação.

Refrigerante - Os resultados das práticas do Sistema de Gestão Ambiental mostram que a cada ano o consumo de água diminui. Quando se trata de refrigerantes o índice é ainda melhor. A média usada pelas unidades da AmBev que produzem refrigerante em 2007 foi de 1,71 litros de água para cada litro de bebida produzida. A conquista é maior em algumas unidades que se destacaram por alcançarem uma redução ainda mais significante na média do ano passado na AmBev. A filial Jundiaí, por exemplo, reduziu de 1,78 para 1,63 litros a água usada na produção de cada litro de refrigerantes, tornando-se referência entre todas unidades da companhia. Em 2006, a filial Contagem, de Minas Gerais, atingiu um recorde histórico de econômia, chegando a 1,25 litros de água para cada litro de bebida fabricado.

ETEIs - Estações de Tratamentos de Efluentes Industriais - Para a AmBev, é de extrema importância devolver toda a água usada dentro das fábricas à natureza com alta concentração de pureza. Para isso, possui ao todo, 37 estações de tratamento instaladas nas fábricas da AmBev nas Américas. Juntas, possuem capacidade para tratar 200 mil metros cúbicos de efluentes por dia - índice suficiente para abastecer uma população de 4,5 milhões de habitantes, semelhante ao Estado de Goiás.

Mandamentos da Água - Para garantir a eficácia dos treinamentos oferecidos aos funcionários para a redução do consumo de água nas unidades, todas as fábricas seguem "Mandamentos da Água", documento que estabelece os padrões, ações e critérios para a diminuição de consumo, eliminação de desperdício e aumento do reaproveitamento do recurso.

Acompanhamento - Para checar o andamento das ações praticadas pelos funcionários, a AmBev acompanha constantemente os índices de cada uma das fábricas. Para isso, foram instalados medidores especiais em cada etapa do processo produtivo. Todas as áreas de trabalho recebem uma meta de consumo e toda a água excedente é reaproveitada em atividades que não envolvem a elaboração de produto.

Envolvemos todas as unidades em treinamentos sobre o consumo responsável. A conquistas de índices tão satisfatórios é o resultado de uma ação conjunta da de toda a AmBev por um mesmo fim, a economia de água", finaliza Beatriz.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira