Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/05/2017 - 07:15

Empresas mineiras se destacam pelo cuidado ambiental

Num momento em que a natureza se apresenta especialmente inquieta, com manifestações causadas ou não pelo homem – mas, que cobram um preço alto em vidas –, tais como furacões furiosos, enchentes devastadoras, deslizamentos letais, invernos glaciais, chegamos ao Dia Mundial do Meio Ambiente [5/6] chamando à reflexão e ação de todos em defesa da vida.

A data surgiu em 1972 com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação ambiental e alertar o público para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do planeta.

A cada ano, a data tem se tornado uma importante plataforma pública, celebrada amplamente por partes interessadas em mais de 100 países. Também serve como um alerta para que os cidadãos olhem para o meio ambiente que o cerca, estimulando ações individuais e coletivas que promovam impacto positivo na natureza.

Diante desta enorme mobilização, as empresas tem se envolvido fortemente com a causa. Organizações mineiras de vários segmentos se destacam por ações neste sentido, como a Embaré e o Ponteio Lar Shopping, que já incluíram a preservação ambiental em sua pauta diária.

Embaré— Sustentabilidade e ações de responsabilidade socioambiental são parte integrante do negócio da empresa. Somente nos últimos doze anos (2004 a 2015), a Embaré investiu mais de 32 milhões em projetos com foco no meio ambiente. Deste total, 17 milhões somente na nova caldeira, inaugurada em 2014, que substituiu a matriz energética, trocando combustível fóssil derivado de petróleo por combustível renovável, à base de biomassa, gerada na própria fábrica, cavaco de eucalipto e capim elefante, abundantes na região em que a fábrica está instalada.

Em 2016, a Embaré manteve seu compromisso com os temas relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade, realizando a ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEI), com investimento de 10 milhões de reais. A estação trata 3 milhões de litros de efluentes por dia, gerando 3 mil m³ de efluente tratado, que é recuperado e lançado na Lagoa Verde antes da sua integração ao rio São Francisco, um dos mais importantes rios que cortam o país. Outra atividade importante da ETEI é a geração de biofertilizantes a partir de resíduos sólidos e biogás. A capacidade de geração de biogás é superior a 4 mil m³ por dia, sendo parte do gás convertido em energia elétrica para a estação e o restante utilizado como combustível na caldeira da fábrica.

A empresa investe ainda no monitoramento periódico das emissões gasosas das chaminés das caldeiras, garantindo os níveis de enxofre, monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio muito abaixo dos limites requeridos pela legislação brasileira. E no uso racional dos recursos hídricos, utilizando tecnologias de reaproveitamento de água na produção do leite. A empresa consegue consumir apenas 1,4 litros de água por cada litro de leite industrializado, 65% a menos que a média nacional.

“A reciclagem dos resíduos também é outra preocupação constante: mais de 90% dos resíduos sólidos gerados no processo fabril são reciclados e doados. Cerca de 400 toneladas/ano de resíduos são doadas para a Associação dos Catadores de Lagoa da Prata (ASCALP) e o restante é enviado para empresas especializadas”, destaca Hamilton Antunes, presidente da empresa.

Por ser um exemplo de empresa ambientalmente correta, a Embaré foi a vencedora da 12ª edição do Melhores do Agronegócio 2016 Globo Rural, na categoria “Sustentabilidade”. O mais tradicional evento do setor avalia o desempenho das 500 maiores empresas do Agronegócio no Brasil.

Ponteio Lar Shopping — Já o Ponteio Lar Shopping, localizado na região centro sul da capital mineira, deu inicio, no último ano, ao projeto de coleta de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE). Os pisos G1 e L1 do mall receberam coletores para armazenar o lixo eletrônico descartado pela população em geral. Depois de receber o lixo, o material é levado para um descarte adequado de acordo com normas sustentáveis pela Reciclar Minas, especializada na coleta e descaracterização de lixo eletrônico.

“O lixo eletrônico é um problema mundial e o Brasil é um dos países que mais produz este tipo de resíduo no mundo. Em 2015, foram gerados no país mais de 1,4 milhão de toneladas de produtos altamente tóxicos, que levam centenas de anos para sua decomposição. Hoje, o Ponteio se tornou um ponto de coleta oficial de lixo eletrônico em Belo Horizonte e, somente no último mês, foram reciclados 97 quilos de resíduos, incluindo cabos, carregadores, conectores, controles, computadores, impressoras, televisões etc”, destaca Rafael Sampaio, superintendente do shopping.

Além disso, há um ano, o Shopping incentiva a economia de água para quem passa por lá. Foram instalados adesivos informativos nos banheiros sobre o uso consciente da água. “Acreditamos que a pessoa que é lembrada a todo o momento sobre a importância da água em nossas vidas se torna mais consciente ao passar do tempo, e assim colabora por um mundo sustentável”, fecha Rafael.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira