Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/06/2017 - 08:46

Proam quer estabelecer cooperação no Mercosul para proteção da água

Carlos Bocuhy tem encontros nesta semana na Argentina para criar um termo de referência comum entre os países da região.

O Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam), organização não-governamental que estimula ações e políticas públicas com a finalidade de tornar o ambiente saudável, reúne-se, amanhã e sexta-feira, em Buenos Aires, com uma uma série de entidades para discutir a questão da água. O objetivo do Proam é estabelecer uma cooperação cultural com instituições de países do Mercosul, visando à proteção da água, com uma visão ecossistêmica continental.

O Proam vai manter encontros com ONGs argentinas, com a diretoria da Universidade de Belgrano, com a Diretoria do Colégio de Abogados (OAB local) e com representantes das Defensoria Del Pueblo, setor com atuação próxima ao Ministério Público brasileiro.

“A aproximação com a área de direito da Argentina busca uma cooperação acadêmica para o estabelecimento de um termo de referência comum sobre a água como direito humano fundamental”, afirma o ambientalista Carlos Bocuhy, presidente do Proam e consolheiro do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). A água conta com a proteção por resoluções das Nações Unidas e dispositivos constitucionais no Brasil e na Argentina, por se tratar de bem comum da população.

O Proam é um dos organizadores do Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA), que acontece em março de 2018 em Brasília. “Temos estimulado discussões sobre sustentabilidade ambiental hídrica do Cone Sul, já que existe uma grande interdependência entre Brasil, Argentina e Uruguai e Paraguai. O foco tem sido planejamento territorial e segurança hídrica para garantir água de qualidade para suprir as necessidades das populações atuais e futuras, visando conter processos de destruição dos ecossistemas de produção de água e o avanço da poluição”, diz Bocuhy.

O Proam —O Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam) é uma organização não-governamental que estimula ações e políticas públicas com a finalidade de tornar o ambiente saudável, principalmente em grandes áreas urbanas. Fundada em abril de 2003, a ONG é presidida pelo ambientalista Carlos Bocuhy (conselheiro do Conselho Nacional do Meio Ambiente - Conama).

Desde sua fundação, o Proam tem trabalhado em defesa da boa normatização e indicadores ambientais para a elaboração de políticas públicas, realizando diagnósticos ambientais, vistorias, denúncias e cobrança de soluções e da eficácia na atuação dos órgãos competentes. Além disso, a ONG desenvolveu a campanha ambiental "Billings, Eu te quero Viva!" e o programa Metrópoles Saudáveis. Este programa, atualmente em andamento, é coordenado pelo Proam e apoiado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira