Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/06/2017 - 06:49

Pequenas empresas devem ter a sustentabilidade como valor

Marcelo Andrade participará do Workshop Comportamento Sustentável em Belo Horizonte, no dia 27 de junho.

Pequenas empresas que não adotarem projetos de sustentabilidade estão fadadas ao fracasso. Essa é a conclusão do chairman-founder da Pró-Natura International, Marcelo Andrade, que atua em 57 países com projetos de gestão sustentável. O especialista participará do Workshop Comportamento Sustentável em Belo Horizonte no dia 27 de junho, de 8h às 18h, no auditório da Cemig (Av. Barbacena, 1.200, Santo Agostinho).

Para Marcelo, as pequenas empresas ainda esbarram na disponibilidade de capital para implementar projetos mais elaborados. No entanto, quem não se adaptar, pode estar cavando a sua própria cova. “Toda empresa precisa de aportes para sobreviver. Se ela não tiver projetos de sustentabilidade, ela não vai conseguir investimentos e vai morrer, pois é preciso critérios que co-responsabilizem a empresa sobre o capital que é investido”, ressalta.

Marcelo aponta que, antes, a sustentabilidade era vista como um valor voltado somente para a imagem corporativa, para sensibilizar o consumidor. Hoje o conceito está imediatamente ligado à gestão de riscos. “O perfil de riscos dos projetos são compostos por uma série de fatores, sendo que 60% a 65% dos projetos estão vinculados ao meio ambiente ou ao social. Alguns setores tem um perfil de risco superior a 65%, como é o caso das mineradoras, por exemplo. As grandes empresas já absorveram isso, compreendem. Já as pequenas, ainda têm um longo caminho a percorrer”, completa.

Durante o workshop em Belo Horizonte, o especialista irá falar sobre a influência dos projetos sustentáveis na mudança de comportamento, destacando o papel dos líderes nas tomadas de decisões. “A sustentabilidade deve ser considerada parte fundamental do negócio da empresa. O líder que não compreender isso, terá uma visão ineficiente”, conclui.

O evento — O WCS é voltado para líderes e gestores de empresas que têm a sustentabilidade como valor no seu negócio. “O objetivo é propor soluções para que as empresas atuem como facilitadoras de um processo de conscientização coletiva. Para isso, é preciso incentivar os líderes a desenvolverem atitudes sustentáveis de impacto dentro e fora das organizações, por meio de exemplos, projetos e estratégias de negócios”, destaca Júnia F. Carvalho, idealizadora do WCS.

Além de Marcelo Andrade, estão confirmados nomes como Kau Mascarenhas, sócio-diretor do Pro-Ser Instituto e autor do livro “Mudando para Melhor”; e Neil Chandavarkar, diretor de Conhecimento da Thersus Sustainability USA. Além disso, haverá apresentações de cases empresariais de sucesso, como a planta industrial mais sustentável da Coca-Cola FEMSA e o projeto de cogeração de energia da Bem Brasil, implantado pela Efficientia na Planta de Perdizes, que servirão de inspiração para a elaboração estratégias empresariais.

O WCS é uma realização da Oito Eventos Corporativos, Cultura e Sustentabilidade, com o patrocínio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e do Governo do Estado de Minas Gerais, e com o apoio institucional da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), da Eco Business, da Pró-Natura Internacional, da Coca -Cola FEMSA, da Faculdade IBS FGV, da Glass Business Tower e da Newton.

WCS – Workshop Comportamento Sustentável, dia 27 de junho, de 8h às 18h, no Auditório da Cemig – Av Barbacena, 1200 – Santo Agostinho – Belo Horizonte(MG). Inscrições: www.sympla.com.br | [email protected] | WhatsApp: (31) 9.9881-1531 | Valor: R$ 200.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira