Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/10/2017 - 06:06

Natura e Itaú Unibanco promovem diálogo sobre mudanças climáticas

Evento celebra criação de plataforma conjunta de compensação das emissões de gases de efeito estufa, com o Edital Compromisso com o Clima.....

São Paulo — A Natura e o Itaú Unibanco celebram nesta quarta-feira parceria inédita e promovem diálogo sobre as mudanças climáticas. O evento, que acontecerá na Casa Natural Musical, em São Paulo, parte da crença mútua de que a geração de impacto positivo na sociedade e no meio ambiente é um desafio coletivo, o que levou à criação de uma plataforma conjunta de compensação das emissões de gases de efeito estufa, com o edital Compromisso com o Clima.

Com o Edital público, as empresas buscam estimular e apoiar novos parceiros e fornecedores a também neutralizarem suas emissões, por meio de projetos nas áreas de energia, agricultura, floresta e tratamento de resíduos.

O evento “Diálogos sobre a Nova Economia — Compromisso com o Clima” contará com a participação de Bruno Luperi, autor da novela Velho Chico, que levou a milhões de telespectadores os temas sustentabilidade e agrofloresta; Claudia Politanski, membro do Comitê Executivo do Itaú Unibanco e vice-presidente de marketing e sustentabilidade do banco; João Paulo Ferreira, presidente da Natura; Carlos Nobre, climatologista, especialista em mudanças climáticas; Estevão Ciavatta, sócio-fundador da Pindorama Filmes, primeira empresa de audiovisual brasileira a neutralizar o carbono de todas as suas atividades; Cláudia Pires, fundadora do So+ma, programa de fidelidade que empodera o cidadão e usa o resíduo como moeda de engajamento; e Leontino Balbo Junior, vice-presidente da Native Produtos Orgânicos, pioneira na produção de açúcar orgânico.

O debate contará ainda com conversa entre Andrea Alvares, vice-presidente de marketing, inovação e sustentabilidade da Natura, e Denise Hills, superintendente de sustentabilidade e negócios inclusivos do Itaú, que vão apresentar o programa de compensação de emissões de carbono das duas instituições.

“Essa parceria reforça o compromisso que a Natura e o Itaú Unibanco têm com o meio ambiente, por meio de práticas sustentáveis em suas cadeias produtivas para diminuir o efeito das mudanças climáticas. Estamos certos que novas iniciativas irão contribuir para o bem da sociedade e do planeta e estamos muito felizes de celebrar os 10 anos do Programa Carbono Neutro da Natura”, afirma João Paulo Ferreira, presidente da Natura.

O Edital Compromisso com o Clima, aberto até 24 de outubro, já tem mais de 50 inscritos e, juntos, Itaú e Natura estimam adquirir cerca de 500 mil toneladas de CO2 para compensar suas emissões de gases de efeito estufa dos últimos períodos. A inscrição é gratuita e pode ser feita por meio da plataforma Ekos Social, http://ekos.social/pages/natura-itau, onde também está disponível o regulamento completo.

“No Itaú, temos como propósito estimular o poder de transformação das pessoas, sempre pautando nossas ações na busca pela geração de impacto positivo. E fazemos isso por meio de iniciativas como essa, que tem como objetivo combater as mudanças climáticas, além de ser um estímulo para que tenhamos cada vez mais pessoas e empresas somando esforços nesse sentido. Quanto maior for o envolvimento de todos, melhores serão os resultados”, afirma Claudia Politanski.

São elegíveis de participação no edital projetos desenvolvidos no Brasil relacionados a biomassa renovável, energia eólica, energia solar, Pequenas Centrais Hidrelétricas, metano para energia, eficiência energética, agricultura e agrofloresta, restauro florestal, REDD+ (Redução de emissões provenientes do desmatamento e degradação florestal), purificadores de água, fogões eficientes, troca de combustível e tratamento de resíduos. Saiba mais assistindo ao vídeo aqui.

10 anos do Programa Carbono Neutro — O evento também celebra uma década do Programa Carbono Neutro da Natura. Em 2007, a empresa deu o primeiro passo rumo à redução de Gases do Efeito Estufa (GEE) em sua cadeia de produção, ao assumir o compromisso de reduzir em um terço as emissões relativas de GEE na atmosfera até 2013. A meta foi alcançada e, novamente, a empresa se comprometeu em diminuir em mais 33% as emissões até 2020, em relação ao ano base de 2012.

As emissões que não puderam ser evitadas são compensadas voluntariamente pela Natura, por meio da compra de créditos de carbono no mercado voluntário e apoio a projetos de pequena escala. Ao longo dos dez anos do Programa Carbono Neutro, foram desenvolvidas iniciativas importantes, que aliam impactos positivos para o clima com benefícios socioambientais, como no caso da instalação de fogões eficientes no Recôncavo Baiano.

A principal diferença do compromisso de redução das emissões de GEE executado pela Natura está no escopo de aplicação. Enquanto algumas iniciativas realizam medidas apenas nas emissões próprias de suas instalações, a Natura se atenta e se preocupa em aplicar suas políticas em toda sua cadeia produtiva, desde operações internas – energia utilizada na produção - até nas operações que estão fora da empresa, como transportadoras e produção de matérias primas.

Programa de Compensação de Emissões de GEE —O Itaú Unibanco reconhece que as Mudanças Climáticas representam um dos principais desafios das gerações atuais e futuras. Assim como todos os setores da sociedade, o Itaú, como instituição financeira, também tem um papel importante na mitigação desses riscos, principalmente por meio da facilitação da transição para uma economia de baixo carbono.

Como parte do compromisso com a mitigação das Mudanças Climáticas, refletindo a busca pela performance sustentável e a evolução da gestão estratégica do carbono, o banco deu início, em 2015, ao Programa de Compensação de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) do Itaú Unibanco.

A gestão de carbono no Itaú se dá, atualmente, em quatro fases: quantificação das emissões de GEE, verificação do inventário por terceira parte independente, publicação dos resultados e implementação de projetos internos de redução de emissões. Neste sentido, a instituição entende que a etapa final para consolidar o ciclo de gestão do carbono é a compensação das emissões de GEE oriundas de suas atividades, que não puderam ser reduzidas por meio de ações internas, por meio da compra de Créditos de Carbono que possuam cobenefícios socioambientais comprovados.

A Natura - Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Líder no setor de venda direta no Brasil, com mais de 1,8 milhão de consultoras, registrou R$ 7,9 bilhões de receita líquida em 2016. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação B Corp no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México e Peru, detém também o controle da marca inglesa de beleza The Body Shop e da australiana Aesop. Produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as consultoras Natura, pela Rede Natura, por meio do app Natura ou em lojas em São Paulo, Rio de Janeiro, Paris e Nova York. | www.natura.com.br , e perfis nas redes sociais.

O Itaú Unibanco, com mais de 90 anos de história, é o maior banco privado da América Latina. Presente em 19 países nas Américas, Europa e Ásia, a instituição conta com mais de 90 mil colaboradores. Com uma rede de atendimento ampliada, composta por mais de quatro mil agências e postos de atendimento e 46 mil caixas eletrônicos em todo o território nacional, atende clientes pessoa física e pessoa jurídica em todos os segmentos. Além disso, tem o objetivo de se tornar uma instituição cada vez mais digital –— 73% de suas transações já ocorrem em canais digitais, sendo 50% delas em celulares.

O Itaú tem como visão ser o banco líder em performance sustentável e em satisfação dos clientes. Sua marca tem como propósito promover mudanças positivas na vida das pessoas e na sociedade. Orientado por suas causas, oferece produtos e serviços que atendem às necessidades dos clientes, refletindo o esforço contínuo em proporcionar a melhor experiência para todos aqueles que interagem no dia a dia. O banco tem ações negociadas nas bolsas de São Paulo, Nova York e Buenos Aires, e faz parte do Dow Jones Sustainability World Index há 18 anos consecutivos. | www.itau.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira