Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/04/2008 - 09:40

Itajaí ganha Parque Natural Municipal do Atalaia

Área com quase 200 mil metros quadrados ainda possui Mata Atlântica.

Itajaí ganha no dia 3 de abril (quinta-feira), uma área com quase 200 mil metros quadrados de Mata Atlântica, inteiramente dedicada à preservação e educação ambiental. No local, que forma o morro do Atalaia, com 250 metros de altura, no litoral da cidade, será implantado o Parque Natural Municipal do Atalaia. O imóvel, com custo de R$ 1,2 milhão, foi adquirido pelo Porto Municipal de Itajaí. Para a implantação efetiva das atividades, o governo municipal assina nesta quinta-feira convênio de transferência de recursos com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma), no valor de R$ 728,5 mil. Os recursos serão administrados pela Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (Famai).

O local adquirido pelo Porto Municipal de Itajaí está encravado em área urbana, sofrendo as pressões da ocupação desordenada e exploração indevida dos recursos da fauna e flora. Com os recursos obtidos através do convênio com a Fatma, o local vai receber infra-estrutura própria, trilhas de visitação e uma escola específica para estudos e palestras ambientais.

Os parques são unidades de conservação de proteção integral. Tem como objetivo básico a preservação dos ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica. Eles devem possibilitar ainda a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, de recreação e de contato com a natureza, podendo também servir de equipamento para o turismo ecológico.

A criação do parque municipal é uma contrapartida ambiental do Porto de Itajaí para manutenção das licenças ambientais. Em mais de 100 anos de história, é a primeira vez que o Porto de Itajaí opera com licenças ambientais para todas as atividades. Um levantamento preliminar realizado na área já identificou inúmeros exemplares da fauna e flora (ver tabela abaixo) cada vez mais ameaçados em função do constante avanço da área urbana sobre a mata nativa. O projeto de implantação do Parque Municipal do Atalaia foi desenvolvido pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que também participa de outros projetos do Porto de Itajaí na área ambiental.

Segundo a superintendente do Porto Municipal de Itajaí, Eliane Neves Rebello Adriano, a qualidade de vida para a população é uma meta imposta pelo prefeito Volnei Morastoni à atual administração. “Somos o maior gerador de riquezas e oportunidades de trabalho e renda da cidade e região. Mas, para nós, qualidade de vida começa com respeito ao meio ambiente”, destaca. A solenidade de implantação do Parque Municipal do Atalaia será nesta quinta-feira, dia 03, a partir das 11h, na sede da Associação dos Funcionários do Porto Municipal de Itajaí, na Praia do Atalaia.

A Mata Atlântica - A Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) anunciaram na semana passada os resultados da edição 2000/2005 do Atlas dos Remanescentes Florestais de Mata Atlântica. Os dados apresentados (disponíveis para consulta no portal www.sosma.org.br e www.inpe.br) referem-se aos estados do Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Juntos, os oito estados somam 79.515.743 hectares, correspondendo a 60% da área do bioma. Os dados comprovam que a Mata Atlântica está reduzida a 6,98% da cobertura original.

A cobertura original da Mata Atlântica media 1,3 milhão de quilômetros quadrados, aproximadamente 15% do território nacional. Hoje restam menos de 7% da área original. Entre outras características, a Mata Atlântica é responsável pela preservação de milhares de espécies da fauna e flora, regularização do clima e manutenção do ciclo de renovação dos recursos hídricos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira