Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/04/2008 - 08:46

Funcionários da Alcoa ajudam cientistas a estudar problemas ambientais

Os brasileiros Ronaldo Firmo, de Poços de Caldas e Alexandre Borges, de São Luis, participam de expedição científica do Instituto Earthwatch.

Quinze funcionários da Alcoa, de vários países, participarão neste ano de expedições de pesquisa científica de campo, por meio da parceria com o Instituto Earthwatch, com sede nos Estados Unidos. Trata-se de uma organização global de voluntários que atuam por um meio ambiente sustentável, em pesquisa, conservação e programas educativos. Os funcionários da Alcoa participarão das expedições com foco, principalmente, nas mudanças climáticas, suprimento global de água e sustentabilidade, temas de grande importância para a Companhia.

Os funcionários selecionados trabalham em unidades da Alcoa em todo o mundo, da Islândia à Austrália. Entre Maio e Agosto deste ano, eles viajarão para pesquisar sítios no Equador, República Tcheca, Quênia, entre outros países. É o sexto ano em que a Alcoa patrocina pesquisas de campo por seus funcionários.

Brasileiros - Ronaldo Firmo, analista de sistemas da Alcoa em Poços de Caldas-MG e Alexandre Borges, engenheiro mecânico do Consórcio de Alumínio do Maranhão-ALUMAR, localizado em São Luís-MA, são os brasileiros selecionados pelo programa em 2008. No ano passado, Rosana Liem, funcionária da Unidade de Poços, pôde mapear os organismos vivos nas zonas intercostais da ilha Silhouette, nas Seychelles, ao Leste da África. “Foi uma experiência riquíssima para mim. Pude aprender a lidar com a vida marinha, conhecer outras culturas e contribuir para a sustentabilidade do planeta”, conta Rosana.

Ela afirma que os resultados desse trabalho deverão ser conhecidos em longo prazo, mas reconhece sua contribuição. “Pude constatar que a distribuição de algumas espécies não é homogênea ao longo da praia, onde foi construído um cais”, lembra.

Ronaldo Firmo está bastante feliz com a oportunidade. “Em 2007, acompanhei a ida da Rosana. Fiquei motivado e resolvi me inscrever no programa. Quando me chamaram, comemorei muito”, conta. O brasileiro participará do mapeamento de conchas, uma das principais fontes de renda da população de Belize, país situado no Nordeste da América Central. “Nosso objetivo será ajudar os habitantes a utilizarem esse recurso natural de maneira sustentável”, afirma.

Alexandre Borges participará de um estudo da produção de café na floresta tropical da Costa Rica, no Caribe. “Observaremos o comportamento de alguns pássaros e abelhas, que podem interferir na produção do café”, explica. “Será gratificante nos aproximarmos e ajudarmos as comunidades locais, algo que já fazemos com imenso prazer em São Luís”, conta.

“Aprendi tantas coisas em níveis tão diferentes,” disse Keith Williams, funcionária da Alcoa no Tennessee, que participou no ano passado do projeto Água Perdida, no Interior da Mongólia. “Conheci muitas coisas sobre mim mesma, os chineses, os mongóis, o meio ambiente, a ciência e sua história. Mesmo sendo tão pequenos quanto um grão de areia, podemos fazer a diferença, respeitando o próximo e os recursos do planeta”.

A parceria com o Instituto Earthwatch oferece aos funcionários da Alcoa a oportunidade de participar e compartilhar suas descobertas com as comunidades onde trabalham. Durante as expedições, cada voluntário publica um diário de suas experiências, juntamente com fotos, no www.alcoa.com/earthwatch.

“A Alcoa continua com o seu compromisso em ajudar a solucionar os problemas ambientais”, afirma Rob Bear, diretor corporativo de Meio Ambiente da Alcoa. “A parceria com o Instituto Earthwatch permite que nossos funcionários tenham a experiência de conhecer as condições do meio ambiente alinhadas aos programas estratégicos da Companhia. Dessa maneira, os participantes disseminam entre seus colegas e na comunidade o comprometimento da Empresa com o meio ambiente e a sustentabilidade.”

Os funcionários da Companhia participantes do programa são selecionados por meio de uma equipe da Alcoa e do Instituto Earthwatch, que os avalia por mérito. Custos de viagem e hospedagem são pagos pela Companhia e os participantes usam suas férias para atuar em projetos de até duas semanas, sob a orientação de importantes pesquisadores ambientais. A Alcoa concede uma verba ao Earthwatch para financiar os projetos de pesquisa dos quais seus funcionários participam.

Os Valores e o comprometimento da Alcoa vêm-se refletindo ao longo dos anos em várias ações voltadas para a preservação do meio ambiente, combatendo os gases causadores do efeito estufa. Iniciativas recentes da Empresa apontam para a redução de resíduos em aterros sanitários – queda superior a 50% entre 2000 e 2007; e diminuição da emissão dos gases causadores do efeito estufa, em suas Unidades distribuídas pelo mundo – redução de 33% entre 1990 e 2007.

A Alcoa é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (United States Climate Action Partnership - USCAP), uma associação composta por 10 importantes companhias norte-americanas e ONGs ambientais, dedicada ao trabalho pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa. A Empresa também integra pela sexta vez o Índice Dow Jones de Sustentabilidade e foi eleita pela quarta vez consecutiva, em 2008, uma das empresas mais sustentáveis do mundo durante o Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça. A Alcoa também é participante ativa do Global Roundtable on Climate Change (GROCC), entidade norte-americana que reúne as principais companhias globais, interessadas em debater as mudanças climáticas.

Estão entre os funcionários da Alcoa participantes do Earthwatch em 2008 e suas expedições de pesquisa: Andrew Douglas, Kwinana, Austrália - Expedição Earthwatch: Sustentável Sul de Belize, 9 a 17 de Maio | Corey Ortiz, Davenport, Iowa, Estados Unidos - Expedição Earthwatch: Sustentável Sul de Belize, 9 a 17 de Maio | Ronaldo Firmo, Poços de Caldas, Brasil - Expedição Earthwatch: Sustentável Sul de Belize, 31 de Maio a 8 de Junho | Rebekah Ross, Intalco Works, Ferndale, Washington, Estados Unidos - Expedição Earthwatch: Sustentável Sul de Belize, 31 de Maio a 8 de Junho | Daniel Frank, Warrick Operations, Evansville, Indiana, Estados Unidos - Expedição Earthwatch: Águas das montanhas da República Tcheca, 31 de Maio a 13 de Junho | Charles Soord, Huntly Mine, Austrália - Expedição Earthwatch: Águas das montanhas da República Tcheca, 31 de Maio a 13 de Junho | Samantha Morley,Huntly Mine, Austrália - Expedição Earthwatch: Caça de taturanas em La Selva, 1 a 11 de Julho | Dmitry Safin, Samara, Rússia Expedição Earthwatch: Caça de taturanas em La Selva, 1 a 11 de Julho | Pascal Rochette, Deschambault, Canadá - Expedição Earthwatch: Caça de taturanas nos Andes, 18 a 28 de Julho | Donna Schneider, Warrick Operations, Evansville, Indiana, Estados Unidos - Expedição Earthwatch: Caça de taturanas nos Andes, 18 a 28 de Julho | Elena Galchanskaya, Samara, Rússia - Expedição Earthwatch:Manguezais no Quênia, 25 de Julho 4 de Agosto | Alexandre Borges, São Luís, Brasil - Expedição Earthwatch: Café Sustentável da Costa Rica, 28 de Julho a 11 de Agosto | Vivienne Talbot, Genebra, Suíça | Expedição Earthwatch: Café Sustentável da Costa Rica, 28 de Julho a 11 de Agosto | Richardo Montiel, Alcoa Fjardaál, Reyðarfjörður, Islândia | Expedição Earthwatch: Mudanças Climáticas na Floresta Tropicais, 6 a 20 de Agosto | Cesar Zuleta, Alcoa Köfém, Székesfehérvár, Hungria, Expedição Earthwatch: Mudanças Climáticas na Floresta Tropicais, 6 a 20 de Agosto

Perfil do Instituto Earthwatch - O Instituto Earthwatch é uma organização voluntária mundial que apóia a pesquisa científica, oferecendo à sociedade civil oportunidades importantes de trabalhar com cientistas e pesquisadores de campo. Fundado em 1971, o Earthwatch tem como missão promover a participação de pessoas, mundialmente, em pesquisas de campo e iniciativas de educação científica, para incentivar o conhecimento e a ação necessários para um meio ambiente sustentável. | Site www.earthwatch.org

Alcoa - Há 43 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc., líder mundial na produção e transformação do alumínio, que atua nos mercados aeroespacial, automotivo, embalagens, construção, transportes comerciais e no mercado industrial. Além dos produtos e componentes de alumínio, que incluem laminados, extrudados e forjados, a Alcoa também comercializa rodas, sistemas de fixação, fundidos de superligas e de precisão, estruturas e sistemas para construções. A Companhia possui 97 mil funcionários em 34 países e integra pela sexta vez o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. A Alcoa foi eleita pela quarta vez consecutiva uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça e é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (United States Climate Action Partnership - USCAP), uma associação composta por importantes companhias e ONGs ambientais norte-americanas que lutam pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com mais de sete mil funcionários e opera em seis estados brasileiros – Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina – incluindo uma nova mina de bauxita, que está sendo instalada em Juruti (PA). Possui operações também na Jamaica, Suriname e Trinidad & Tobago. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, a Alcoa tem participação nos consórcios das hidrelétricas em construção de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão; e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais. A Alcoa está entre as “empresas mais admiradas do Brasil” em 2007, segundo pesquisa publicada pela revista Carta Capital e destaque no ranking das 500 Melhores Empresas da revista Dinheiro. A mesma revista incluiu a Alcoa em sua lista das 50 Empresas do Bem. Também foi reconhecida no Guia de Boa Cidadania Corporativa 2006, publicado pela revista Exame, nas áreas de Valores e Transparência e de Governo e Sociedade. Site: www.alcoa.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira