Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/04/2008 - 08:42

Hospital Prof. Edmundo Vasconcelos dá exemplo de responsabilidade ambiental com programa de gerenciamento de resíduos

Iniciativas da instituição visam dar destinação correta a materiais como pilhas, lâmpadas, óleo de frituras, papel e papelão e até filme de raio X.

Alinhado com as tendências atuais, o Hospital Prof. Edmundo Vasconcelos tem adotado uma política de responsabilidade ambiental. Além de dar destino adequado às classes de resíduos geradas na instituição (comum, infectante, químico e material radiológico), o Hospital tem um amplo programa de gerenciamento de resíduos, com a finalidade de segregar ou destinar corretamente alguns tipos de materiais.

Descarte de pilhas - As pilhas e baterias utilizadas na instituição, que em suas composições apresentem chumbo, cádmio, mercúrio e seus compostos, após seu esgotamento energético, são entregues para o estabelecimento que as vendeu, que por sua vez repassa o material aos fabricantes ou importadores, para que adotem os procedimentos de reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final ambientalmente adequada. Dentro da instituição, o almoxarifado é instruído a somente entregar pilhas novas mediante a devolução das usadas em mesma quantidade.

Descarte de lâmpadas - Diante da ameaça que o manejo impróprio de lâmpadas fluorescentes representa à saúde e ao meio ambiente, o Hospital, pelo terceiro ano consecutivo, realiza a “Operação Papa-Lâmpadas”, focada no descarte ecologicamente correto do material feito pela empresa Naturalis Brasil. O Hospital tratou cerca de 6.000 lâmpadas inutilizadas até o momento.

Descarte de óleo saturado de frituras - Cerca de 250 litros de óleo saturado oriundo da cozinha e da lanchonete são destinados a uma empresa que reprocessa o produto em novas matérias-primas, como sabão, detergente, ração animal, etc.

Reciclagem de papel - Papelões oriundos das embalagens de produtos de insumos hospitalares são retidos previamente no almoxarife, armazenados e revendidos posteriormente. Os papéis usados são segregados e revendidos com o papelão.

Tratamento de efluentes do raio X - As substâncias usadas no processo de revelação dos filmes de raio X (revelador e fixador) são tratadas por meio de instalação de cartuchos de recuperação química de prata acoplados a um filtro de neutralização e descontaminação, atendendo aos parâmetros mais rigorosos de despejo na rede coletora de esgotos. Os filmes radiológicos usados e descartados são encaminhados para tratamento em uma empresa especializada.

Tratamento das embalagens de água destilada - Todos os dias, o Hospital recolhe cerca de 25 embalagens de água destilada (galões) utilizadas no setor de hemodiálise. Os recipientes são revendidos semanalmente a uma empresa que comercializa este tipo de produto.

Todas essas ações têm como finalidade mitigar o impacto no meio ambiente do descarte desses materiais e atendem ao disposto pelas Resoluções RDC 358 e Anvisa 306.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira