Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/03/2018 - 06:59

Meros do Brasil e Petrobras firmam nova parceria

Novo contrato prevê a atuação em 46 municípios de nove estados brasileiros, e o envolvimento de mais de 500 mil pessoas na conservação dos meros e dos ambientes marinhos e costeiros.

O Instituto Meros do Brasil e a Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, firmaram ao final de 2017 novo contrato de patrocínio para o Projeto Meros do Brasil. O Projeto desenvolve pesquisas com o objetivo de fomentar a conservação dos meros (Epinephelus Itajara), uma das espécies de peixes marinhos mais ameaçadas da costa brasileira. Por se tratar de uma espécie que ocorre em praticamente todo o litoral do país, o projeto envolve uma sólida rede de atuação, com mais de 50 instituições de ensino, pesquisa, Organizações Governamentais e Não Governamentais (ONGs), empresas e a sociedade civil como um todo.

Na nova edição do Projeto serão realizadas atividades em nove estados: Pará, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. A expectativa é impactar direta e indiretamente, mais de 500 mil pessoas em ações de pesquisa e conservação, gestão ambiental, ecodesenvolvimento, educação e comunicação ambiental realizadas pelo Projeto e seus parceiros ao longo da costa brasileira.

O Projeto Meros do Brasil tem na participação da sociedade seu alicerce fundamental. E, por meio ações que contemplam temas como cidadania, educação e sustentabilidade, visa promover maior efetividade à conservação marinha. As ações do Projeto atendem os preceitos das linhas de atuação do Programa Petrobras Socioambiental que busca integrar a dimensão social à questão ambiental, além de aliar crescimento ao desenvolvimento sustentável.

Através das ações de pesquisa nos seus 15 anos de existência, dos quais contou com o patrocínio da Petrobras em duas edições, o Projeto Meros do Brasil forneceu importantes subsídios para implantação de Políticas Públicas voltada à conservação marinha no país. A principal delas é a moratória nacional de pesca que visa a recuperação dos estoques de meros. Pioneira para uma espécie de peixe marinho no Brasil, iniciada em 2002 e prorrogada até o ano de 2023, a moratória torna a captura, comercialização e transporte da espécie proibidos no país.

Apesar da proibição, a situação das populações de meros no Brasil continua delicada. A poluição marinha e a pesca ilegal da espécie, que ainda é registrada em todo o litoral, são algumas das principais ameaças sofridas. Desde 2006, o mero está classificado como espécie criticamente ameaçada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e também na avaliação nacional da lista de espécies ameaçadas do Ministério do Meio Ambiente (Instrução Normativa N. 445).

O Projeto Meros do Brasil é uma iniciativa do Instituto Meros do Brasil, uma instituição fundada pelos próprios precursores e integrantes do projeto e que busca manter os avanços conquistados no estudo e na conservação dos meros e ambientes marinhos e costeiros associados, como os estuários, manguezais e recifes de corais, importantes habitats da espécie. | www.merosdobrasil.org e @projetomerosdobrasil

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira