Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/05/2018 - 07:20

Tecnologia é aliada no combate ao desmatamento ilegal

Adoção de drone e imagem por satélite aumentam o monitoramento.

O projeto Olho no Verde, da Secretaria de Ambiente e do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), já identificou mais de 550 casos de desmatamento ilegal, somando cerca de 1 milhão e 200 mil metros quadrados, o equivalente a 120 hectares de áreas que sofreram supressão irregular de vegetação.

A ação, que tem o objetivo de intensificar o combate ao desmatamento através da incorporação da tecnologia do imageamento por satélite e de processamento de dados espaciais, acontece em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 2016.

— Com o auxílio da tecnologia, os alertas emitidos a partir das imagens captadas via satélite permitiram aprimorar as operações de fiscalização em todo o estado — ressaltou o secretário do Ambiente, Marco Aurélio Porto.

O projeto também utiliza recentemente uma aeronave não tripulada, o drone. A ferramenta cumpre o papel de auxiliar as equipes de fiscalização no monitoramento da cobertura florestal de unidades de conservação em casos de dificuldades climáticas. Por enquanto, a tecnologia está sendo usada no Parque Estadual de Ilha Grande, no Sul Fluminense.

— A razão principal para a utilização recente do drone foi a questão climática, ou seja, a baixa eficácia das imagens de satélite na região devido à situação climática — disse o subsecretário do Ambiente, Rafael Ferreira.

A iniciativa também recebe o suporte de um helicóptero desde o segundo semestre do ano passado. De uma a duas vezes por mês, a equipe da secretaria envolvida no projeto sobrevoa áreas remotas com indicação de desmatamento.

O sobrevoo serve para subsidiar fiscalizações por terra. Desde setembro já ocorrem oito vistorias com o uso de aeronave.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira