Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/05/2018 - 08:03

Setor florestal na pauta da Bahia Farm Show 2018


14 ª edição da maior feira de tecnologia agrícola do Norte e Nordeste será realizada de 29/05 a 02/06, em Luís Eduardo Magalhães (BA).

Se na área externa e no pavilhão coberto os visitantes terão acesso a uma vitrine do que há de mais novo em tecnologia agrícola no mundo, nos auditórios da Bahia Farm Show 2018, estudantes, pesquisadores e agricultores encontrarão uma intensa programação de palestras, informações e conhecimentos, tudo em total sinergia com as demandas dos diferentes públicos. A 14ª edição da maior feira de tecnologia agrícola do Norte e Nordeste acontece de 29/05 a 02/06, em Luís Eduardo Magalhães (BA). Na ocasião, a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) apoia novamente, inclusive com a palestra “Florestas plantadas: investimento sustentável” que será ministrada no dia 30 de maio (quarta-feira), a partir de 9 horas, no Auditório Pavilhão Coberto –Sala 2, pelo diretor executivo Wilson Andrade.

Em sua palestra, Andrade vai mostrar que o setor de árvores plantadas na Bahia tem características que o fazem destacar diante de outras regiões produtoras. “Uma delas é o fato de continuar crescendo anualmente acima da média de crescimento nacional. Outra característica é o fato de a Bahia, com suas condições edafoclimáticas e pela tecnologia das empresas, contribuir para que o Brasil seja líder mundial em produtividade do eucalipto. Destacamos também o fato da produção em quatro polos distintos no Estado da Bahia (Sul e Extremo Sul, Litoral Norte, Sudoeste e Oeste) o que contribui – e muito – para a desconcentração da produção e da economia. Além disso, nosso setor recebe alavancagem de diferentes segmentos que utilizam madeira plantada em seus processos produtivos: papel e celulose; construção civil; movelaria; partes e peças de madeira; mineração; e energia de biomassa”, adianta Andrade.

De acordo com Andrade, existem, no Oeste da Bahia, importantes projetos na área de energia, secagem de grãos e serrarias com uso múltiplo. “E espera-se o forte desenvolvimento de produção de energia a partir da biomassa do eucalipto de maneira a atender a crescente demanda da região, com produção local, a exemplo do que é realizado em outras regiões”, acrescentou. “Precisamos planejar uma melhor combinação entre produção e consumo de madeira plantada. Na Bahia temos áreas com excesso de oferta e outras distantes do consumo. Além disso, a Bahia é líder de produtividade, mas importa ainda 80% da madeira consumira para serraria, moveis, e construção civil”, analisa Andrade.

A Bahia possui 730,5 mil hectares de florestas certificadas (entre áreas de produção e de remanescentes nativos) voluntariamente pelas empresas através do sistema FSC e/ou Cerflor. Esta área é significativa e evidencia a adesão das empresas do setor à preocupação mundial de diferenciação e valorização de produtos originados de florestas manejadas de forma sustentável e responsável. Dados de 2016 evidenciam que 64% da área plantada no estado está certificada com selos FSC e/ou Cerflor. Além disso, estima-se que entre 450-500 mil hectares com ecossistemas florestais nativos no estado são destinados à proteção e preservação ambiental. Deste total, as empresas associadas da ABAF contribuem com 381 mil hectares, o que representa cerca de 88% do total. Paralelamente a estas iniciativas empresariais, a ABAF junto a outros atores locais e estaduais também age diretamente na promoção de programas socioambientais com destaque ao programa “Ambiental Florestal Sustentável” e ao programa “Mais Árvores Bahia”.

Demanda no Oeste — “Acompanhando a área florestal do oeste da Bahia desde 2010, posso afirmar que o último plantio florestal com área significativa destinado às empresas consumidoras de biomassa ocorreu no ano de 2012. Há alguns projetos com área plantada, porém com destinação programada onde não acontecerá a oferta de madeira no mercado”, afirma Moisés Pedreira, engenheiro e consultor florestal.

“Estamos consumindo nossos estoques sem a devida reposição e num dado momento a demanda será maior que a oferta. Neste momento, quem tiver madeira para vender poderá vender a um bom preço, e ainda assim corre-se o risco de as empresas consumidoras de madeira serem obrigadas a adquirir madeiras de longas distâncias. Os sistemas Agroflorestais ou (ILPF) Integração Lavoura Pecuária Floresta vêm se mostrando viável para uma região com uma aptidão também para pastagens. A julgar pelo tamanho do rebanho bovino do oeste da Bahia, podemos chegar a uma área aproximada de 500.000ha de pastagens. Se conseguirmos demover os fazendeiros e empresários a destinar parte da sua área de pastagens para projetos florestais, a região teria um maciço florestal com capacidade de absorver a instalação de indústrias de base madeireira sem perder a aptidão da pecuária. As instituições ligadas ao homem do campo e profissionais das áreas de pecuária e floresta têm um desafio de mudar este cenário e mostrar que o plantio de florestas é, sim, uma alternativa viável para suas propriedades, que há linhas de crédito para tal investimento, que há um mercado consumidor e que cada um poderia dispor de uma poupança verde na sua propriedade”, acrescenta.

A feira — Em uma área de 144 mil metros quadrados, serão instalados os estandes de 200 expositores que vão exibir cerca de 900 marcas, produtos e serviços durante a 14ª edição do evento, que começa no próximo dia 29. A previsão é que durante cinco dias, 75 mil pessoas passem pela Bahia Farm Show para conferir o que há de mais moderno nos segmentos de máquinas e equipamentos agrícolas, insumos, fertilizantes, sementes, irrigação, poços artesianos, aviação agrícola, automóveis, caminhões, dentre outros.

A coordenadora da feira, Rosi Cerrato, informa que com 100% dos espaços comercializados, os visitantes poderão conferir as tecnologias no pavilhão coberto, que terá 59 estantes; e na área externa, com 200 estandes, onde serão expostas as principais inovações do setor do agronegócio. A segurança e conforto serão garantidos pela moderna infraestrutura disponível, com ruas pavimentadas, sendo 390 delas cobertas. Para quem permanece no local no horário do almoço, é possível escolher entre dois restaurantes, em estilos diferentes – à la carte e self-service – bem equipados para atender a crescente demanda do público. O Complexo Bahia Farm Show também possui dois auditórios, campo experimental com pesquisas do setor agrícola, além de área para test drive com exibições e performances do setor automotivo, posto médico, sanitários, área de lazer, bosque de espécies nativas, central de atendimento ao expositor e ao montador e segurança 24 horas.

A Bahia Farm Show é organizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Fundação Bahia, Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Oeste da Bahia Ltda. (Assomiba) e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.

Bahia Farm Show 2018, de 29 de maio a 02 de junho, no Complexo Bahia Farm Show: BA 020/242, km 535 - Luís Eduardo Magalhães – Bahia | www.bahiafarmshow.com.br

Palestra do diretor executivo da ABAF, Wilson AndradeFlorestas plantadas: “investimento sustentável” - 9h de 30/05 (quarta-feira), no Auditório Pavilhão Coberto –Sala 2.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira