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11/04/2008 - 10:21

Aliança Navegação e Logística patrocina Projeto Boto

Atualmente, 485 botos que são monitorados diariamente por uma equipe de biólogos recém-formados e coordenados por especialistas.

Manaus – A Aliança Navegação e Logística é uma das empresas patrocinadoras do Projeto Boto, um dos maiores projetos idealizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e realizado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (RDSM).

O Projeto Boto iniciou em 1993, e é dedicado às duas espécies de golfinhos que ocorrem na Bacia Amazônica – Inia geoffrensis (Boto-Vermelho) e o Sotalia fluviatilis (Tucuxi), tendo como responsáveis a Dra. Vera da Silva, do INPA, e o Dr. Anthony Martin, do Conselho de Pesquisas do Ambiente Natural do Reino Unido (NERC).

De acordo com a Dra. Vera, a proposta inicial do Projeto Boto era verificar o impacto das ações humanas sobre esses golfinhos na Reserva Mamirauá. “Nos últimos 15 anos, entretanto, o projeto cresceu e encontrou condições para se estabelecer e se tornar de longa duração. Ele propõe minimizar as ações às espécies e estudar o comportamento e a biologia desses golfinhos”, explica.

Hoje, o número de animais identificados é de 485 botos, que são monitorados diariamente por uma equipe de biólogos recém-formados, coordenados por especialistas, e que fica alojada em uma base própria de pesquisa, localizada na Reserva Mamirauá.

“Nossos principais interesses são estudar e analisar as características populacionais, comportamento reprodutivo e as taxas de mortalidade; crescimento e desenvolvimento dessas duas espécies; o comportamento social; bioquímica do sangue e do leite; dieta e hábitos alimentares e sua relação com o homem, incluindo interações com a pesca”, comenta.

Conforme a pesquisadora, os resultados desses 15 anos de pesquisas levaram a conclusão de que está havendo uma redução dos botos na Região Amazônica, da Reserva Mamirauá e do seu entorno. “Até recentemente, a principal ameaça aos botos era a interação negativa com as atividades de pesca, mas, na última década, os botos passaram a ser perseguidos e a captura está direcionada para a utilização da carcaça do animal como isca para pescar um peixe que é exportado para a Colômbia. É um mercado negro, já que o produto não é comercializado no Brasil e é ilegalmente vendido para esse país”, ressalta.

“O boto é um patrimônio brasileiro, que ocorre com destaque na Amazônia. Faz parte da cultura e folclore da população e tem um papel ecológico importante na cadeia trófica aquática”, completa.

Com relação ao patrocínio da Aliança Navegação e Logística, a pesquisadora afirma que é extremamente importante para a manutenção e o desenvolvimento contínuo das atividades do Projeto Boto de uma forma dinâmica e eficiente. “Temos despesas que vão desde a alimentação da equipe no campo, combustível e equipamentos. A parceria ajuda não só a preservar os golfinhos de água doce como também no apoio a formação de jovens pesquisadores”, diz.

Jaime Batista, gerente da filial da Aliança, em Manaus, afirma que a empresa, há muito tempo, apóia projetos que visam o desenvolvimento sustentável do ecossistema.

“O Projeto Boto vai de encontro à esta premissa. Não diferente de outras espécies, os botos e tucuxis vêm sofrendo um processo de diminuição de sua população em razão da ação do homem, que para seu benefício econômico pratica a matança ou mutilação dos animais”, comenta.

O executivo ressalta que com o patrocínio ao Projeto Boto, a Aliança Navegação e Logística espera auxiliar na preservação dessas espécies. “Queremos disseminar por todo o Brasil que se providências não forem tomadas, mais um mamífero aquático corre sério risco de extinção, reflexo da ação negativa do homem”, conclui.

Perfil da Aliança Navegação e Logística - Fundada no início da década de 50, a Aliança foi consolidando sua liderança no mercado brasileiro, passando a atuar em todos os continentes. Em 1998, a empresa foi adquirida pelo Grupo Oetker, também proprietário da Hamburg Süd, empresa alemã fundada em 1871.

Com faturamento de R$ 2,2 bilhões em 2007, a Aliança Navegação e Logística tem forte atuação no segmento internacional e é líder no transporte de cabotagem. No ano passado, movimentou cerca de 502 mil TEUs. Atualmente, opera regularmente em 15 portos nacionais e possui 14 escritórios próprios no Brasil.

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