Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/07/2018 - 07:08

SOS Praias, Saneamento Já, na Praia da Bandeira

No dia 8 de julho (domingo) de 10h às 13h, na Praia da Bandeira, Ilha do Governador, Rio de Janeiro9RJ), acontece a 6ª edição de mobilização pela despoluição das praias interiores da Baía de Guanabara.

Na ocasião estará sendo divulgando os dados do Instituto Estadual do Ambiente(INEA) sobre a balneabilidade das praias que, apesar da intensa poluição, são fonte de lazer, recreação, turismo, além do uso para esportes náuticos.

Para o ecologista Sérgio Ricardo, membro-fundador do movimento Baía viva, fundado nos anos 1990: "A poluição da Baía de Guanabara provoca um prejuízo econômico de R$ 30 bilhões por ano.

A partir de 2015, com a decretação da falência financeira do Estado do Rio de Janeiro quase todas as obras de saneamento foram paralisadas, o que intensificou a poluição por esgotos nas lagoas, rios e praias. Por ex. o entorno da Baía de Guanabara se transformou num cemitério de obras inacabadas: estão abandonados os canteiros de obras tanto do PDBG (Programa de Despoluição da Baía de Guanabara), quanto do PSAM (Programa de Saneamento dos Municípios), ambos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Foi uma falsa promessa, verdadeira propaganda enganosa, o compromisso firmado pelo governador Pezão (MDB) com o Comitê Olímpico Internacional (COI) de que despoluiria 80% da Baía de Guanabara até as Olimpíadas de 2016. Infelizmente, não temos qualquer Legado Ambiental a comemorar. Por isso, a sociedade precisa se mobilizar para cobrar mais investimentos da Prefeitura do Rio e da Cedae. O Baía Viva, através da campanha SOS Praias, Saneamento JÁ vem unindo artistas, ecologistas e praticantes de esportes náuticos para alertar que não desistiremos do uso balneário, da pesca e do turismo nas águas da Baía".

O intérprete da Escola de Samba União da Ilha, Ito Melodia, também apoia o SOS Praias.

Programação: . Oficinas de Educação Ambiental e Contação de história para as crianças. Participação do Projeto Mamíferos Aquáticos (MAQUA) da UERJ que há 20 anos faz o monitoramento dos botos-cinza, espécie marinha ameaçada de extinção.

. Esportes Náuticos: grupo de Caiaque e Stand Up Padlle e participação de Fábio Pereira, Campeão Sul Americano Mater de Natação.

. Música ao vivo com: Rejane Souza, França, Guilherme Baptista.

Realização: Baía Viva - Grupo Caiaqueiros Mercenários - Rádio Zum - Stand Up Padlle Beira Mar. | Contato: Sérgio Ricardo Baía Viva: https://www.facebook.com/BaiaViva123 | Telefone (21) 99734-8088 (whatsapp).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira