Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/07/2018 - 07:17

Jean-Pascal Tricoire é nomeado para o board do Pacto Global da ONU

Por meio do programa Schneider Sustainability Impact, a companhia contribui ativamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

São Paulo — Antonio Guterres, secretário geral da ONU, nomeou Jean-Pascal Tricoire, chairman e CEO da Schneider Electric e presidente do Global Compact France, para o board do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). O grupo desempenha papel importante na definição das estratégias e políticas da iniciativa, que atua como modelo de negócios sustentáveis da ONU. Concebido como um corpo de multistakeholders, o board fornece assessorias estratégica e diplomática contínuas. Seus membros são considerados campeões aptos e dispostos a dar continuidade à missão do Pacto Global. Eles atuam em competência pessoal, honorária e não-remunerada.

Um reconhecimento do compromisso de longo prazo da Schneider Electric com a sustentabilidade: com mais de 13 mil participantes — entre empresas e organizações não-comerciais — de mais de 160 países, o Pacto Global da ONU é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com a missão de alinhar as estratégias e operações das empresas aos Dez Princípios universais sobre direitos humanos, meio ambiente e combate à corrupção, e de tomar medidas que apoiem metas sociais. Com 10% dos participantes, o Global Compact France é a segunda maior rede nacional da iniciativa em todo o mundo. É também a rede com a maior quantidade de empresas que atendem ao nível avançado de COP (Comunicação de Progresso, na sigla em inglês).

“Estou muito feliz em receber Jean-Pascal Tricoire na diretoria do Pacto Global da ONU. Tricoire demonstrou grande liderança na condução da sustentabilidade em seu negócio, e, com sua extensa experiência global, estou confiante de que sua contribuição para o Pacto Global da ONU será muito valiosa para ajudar a organização a continuar a prosperar. Aguardo com expectativa nossa colaboração”, diz Paul Polman, vice-presidente do Conselho do Pacto Global da ONU e CEO da Unilever.

A Schneider Electric assinou o compromisso com o Pacto Global da ONU em 2002 e, desde então, tem demonstrado consistentemente seu compromisso com os Dez Princípios. Em 2002, o Grupo publicou pela primeira vez Nossos Princípios de Responsabilidade, uma parte fundamental do compromisso da empresa com seus stakeholders (o conteúdo é atualizado regularmente). Adepta do Pacto Global da ONU, a Schneider adotou uma abordagem ativa para envolver seus fornecedores na sustentabilidade, medindo, desde 2004, a proporção de compras feitas de fornecedores que participam da iniciativa e incentivando, desde 2012, seus fornecedores estratégicos a aplicar a diretriz ISO 26000. Graças à Comunicação de Progresso inclusa no seu relatório anual, a Schneider Electric atende ao nível avançado de COP.

Maximizando o impacto da sustentabilidade da Schneider nos ODSs: "Estou entusiasmado em continuar contribuindo para o desenvolvimento do Pacto Global da ONU como parte do conselho global, quatro anos depois de me tornar presidente do Global Compact France e 16 anos após a adesão da Schneider Electric. Como a maior organização de sustentabilidade corporativa do mundo, o Pacto Global da ONU é um grande movimento coletivo para as empresas progredirem nos campos de direitos humanos e trabalhistas, igualdade de gênero, proteção ambiental e negócios éticos por meio dos Dez Princípios e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs)”, conta Jean-Pascal Tricoire.

Os ODSs são um chamado à ação universal para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas desfrutem da paz e da prosperidade até 2030. À medida que se aproxima o terceiro aniversário da adoção desses objetivos, o Pacto Global da ONU está comprometido em ser um dos principais catalisadores da transformação dessas metas globais nos negócios. A Schneider Electric, líder global na transformação digital em gestão da energia elétrica e automação, está engajada em cumprir os 17 objetivos por meio de seu core business e suas cinco megatendências de sustentabilidade: clima, economia circular, ética, saúde & equidade e desenvolvimento.

Para apoiar esse compromisso, a Schneider Electric desenvolveu um instrumento crítico para sua jornada de sustentabilidade: o Schneider Sustainability Impact. Ele reflete as megatendências de sustentabilidade e orienta os esforços nesse sentido, deixando claras as metas da companhia. Renovada e atualizada de 2018 até 2020, a quinta iteração reflete, por 21 indicadores, a visão holística da empresa sobre a sustentabilidade, como seus esforços de sustentabilidade afetam o planeta, as pessoas, o próprio lucro e o dos seus clientes. Ele contém as promessas aos parceiros, clientes e ao mundo. É o padrão pelo qual a Schneider se mede e se responsabiliza. Também indica claramente como o Grupo contribui não apenas para o Objetivo 8 (trabalho decente e crescimento econômico), mas também para o Objetivo 5 (igualdade de gênero) e o Objetivo 7 (energia acessível e limpa).

Jean-Pascal Tricoire e a ONU: 2013 – Presidente do Global Compact France | 2015 – Co-presidente do Business & Climate Summit | 2015 – Prêmio CEO Leadership pelo avanço na igualdade das mulhere | 2016 – Campeão do #HeForShe Impact 10x10x10 |2018 – Membro do Conselho do Pacto Global da ONU.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira