Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/04/2008 - 09:47

Sustentabilidade e desenvolvimento econômico são temas de workshop promovido pela Camargo Corrêa

Evento realizado entre os dias 16 e 18 de abril no canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Serra do Facão trará especialistas para debater a gestão ambiental responsável.

A complexidade da legislação ambiental brasileira aliada às novas políticas de gestão ambiental e às dificuldades enfrentadas pelo setor privado durante o processo de licenciamento são algumas questões que levaram a construtora Camargo Corrêa a promover o primeiro debate sobre preservação ambiental e desenvolvimento econômico.

“Meio Ambiente e Sustentabilidade”, workshop que se realizará nos dias 16, 17 e 18 de abril no canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Serra do Facão, em Goiás, traz à luz do debate questões como desenvolvimento de tecnologias limpas, mercado de créditos de carbono, conservação da biodiversidade e suas compensações às empresas, sob a ótica de especialistas e representantes da sociedade civil organizada.

“Trata-se de um evento importante para a usina, uma das mais importantes obras da região inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal”, ressalta Marco Antonio Bucco, diretor de Projetos - Energia da Camargo Corrêa. “O sistema de licenciamento ambiental brasileiro, por exemplo, é um instrumento fundamental para a consolidação do desenvolvimento sustentável em nosso país, mas é muito complexo, daí a grande importância de promover discussões como esta”, acrescenta.

Participam do seminário Moacir Bueno Arruda, analista ambiental do IBAMA - Diretoria de Unidades de Conservação de Proteção Integral (ICMBIO) com o tema “Gestão Territorial e a Convenção da Biodiversidade Brasileira; Marcelo Schmidt, coordenador da Comissão de Estudos Especiais de Manejo Florestal pela ABNT, com a palestra “Mercado de Créditos de Carbono: Benefícios Potenciais para Grandes Empresas”; Julio Cesar Gonchorosky, diretor do Instituto Chico Mendes, comentando a criação do instituto; Miguel Pedro Guerra, debatendo “Biodiversidade e a relação da Academia com os empreendedores; Ana Maria Soares Pereira, com a palestra “Biodiversidade e a Conservação de Plantas do Serrado”, Alexandre Mariot, com “A Restauração de Áreas Degradadas e a Compensação de Gás Carbônico”; e Francisco Luiz da Rocha Simões, com o tema “Gestão Ambiental e Direito Ambiental: Harmonizando Idéias”.

O evento também conta com a apresentação de Marco Antônio Bucco, Luiz Carlos Martins e Roberto Giuseppe Viviani, engenheiros da Camargo Corrêa, além de visitas monitoradas ao canteiro de obras da usina, ao viveiro de mudas nativas e ao Centro Integrado de Conservação Ambiental, ações que integram os projetos de sustentabilidade da empresa.

Desde o início das obras da usina, em fevereiro de 2007, o empreendimento vem se destacando pelo desenvolvimento de projetos socioambientais como o Programa de Educação Ambiental, que já beneficiou quase 500 crianças da região por meio de palestras sobre biologia e ecologia do Cerrado, energia elétrica e sua importância para o desenvolvimento econômico e social do país. Além disso, está em elaboração o Programa de Compensação de Carbono, que visa a compensar a emissão de gás carbono gerado pela queima de combustíveis fósseis nos motores das máquinas.

Serra do Facão também mantém um projeto de restauração das áreas afetadas. Um banco de germoplasma de espécies nativas do cerrado brasileiro, salvas durante a construção do canteiro de obras e reproduzidas no interior do viveiro genético, garante a biodiversidade do ecossistema local. Já são cerca de 4 mil mudas de espécies nativas do cerrado replantadas.

Usina Hidrelétrica Serra do Facão - Localizada entre os municípios de Catalão e Davinópolis, ambos em Goiás, a 220 quilômetros de Goiânia, a usina terá capacidade para gerar 210 megawatts a partir de 2010, tendo importância estratégica para o desenvolvimento da região. O empreendimento vai fornecer energia elétrica suficiente para abastecer uma cidade com 1,2 milhão de habitantes.

Perfil da Camargo Corrêa - Fundada a partir de uma pequena empresa em 1939, a construtora Camargo Corrêa é hoje uma das maiores construtoras da América Latina, com presença em 12 países e focada na gestão sustentável de seus negócios. Em seu portfólio estão algumas das principais obras de infra-estrutura do país, como o Metrô de São Paulo, a Usina de Tucuruí e o Aeroporto de Cumbica. É considerada a maior construtora de usinas hidrelétricas do país, sendo responsável por mais de 50% da capacidade geradora instalada do Brasil - quase 50.000 MW - e 7% do potencial mundial.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira