Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/07/2018 - 08:08

Acciona compromete-se a reduzir a emissão de gases de efeito estufa em 16% até 2030

Empresa é a primeira da Espanha a ter metas de redução de emissões validadas pela iniciativa Science Based Targets.

A Acciona empresa global de origem espanhola, líder em promoção, desenvolvimento e gestão de infraestruturas, água, serviços e energia renovável - estabeleceu a meta de reduzir em 16% as emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2030. O compromisso terá a validação e a medição em base científica da Science Based Targets (SBT), iniciativa liderada pelo CDP - o Pacto Global da ONU -, pelo World Resources Institute (WRI), WWF e We Mean Business. A SBT auxilia as empresas a estabelecerem metas climáticas para redução do efeito estufa e para limitar o aquecimento global a menos de 2ºC.

Desta forma, a Acciona torna-se a primeira empresa da Espanha a ter esta meta validada pela Science Based Targets (SBT). Este compromisso e a decisão de medir a meta por critérios científicos estão no marco do Plano Diretor de Sustentabilidade 2020 da Acciona, assim como a decisão de adotar a meta estabelecida no Acordo de Paris.

A ambição de reduzir as emissões de GEE em 16% está alinhada ao compromisso de sustentabilidade da ACCIONA e à utilização de métricas rigorosas, mensuráveis e globalmente aceitas, certificadas por uma instituição científica como a SBT, o que garante uma certificação de qualidade à política de descarbonização da empresa. Desta forma, busca-se garantir métricas reais dos esforços realizados pelas empresas, com critérios de medição que aumentam a credibilidade das conquistas.

“Estamos satisfeitos com o fato da Acciona ter estabelecido uma meta baseada na ciência, alinhada à ciência climática e ao Acordo de Paris”, afirmou Lila Karbassi, Chefe de Programas do Pacto Global das Nações Unidas. “Ao dar esse passo, a Acciona se comprometeu a reduzir as emissões da produção de sua infraestrutura e a fornecer a seus clientes uma fonte de energia mais limpa. Essas ações mostram liderança na criação de um futuro de energia verde e na transição para uma economia de baixo carbono”.

Neutralidade na emissão de carbono 1 Na conferência climática de Paris, a Acciona deu um passo à frente em seu compromisso de descarbonização, ao se comprometer a ser uma empresa neutra em carbono a partir de 2016.

Além de seus esforços para reduzir as emissões de GEE a cada ano, a empresa compensa o saldo líquido de emissões de suas atividades usando certificados de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) reconhecidos pela ONU. Desta forma, a empresa compensa o impacto ambiental de sua atividade contribuindo para a criação de um mercado eficaz de certificados de emissões, como uma ferramenta essencial para a descarbonização do mundo.

A Acciona participa do desenvolvimento de projetos de combate às mudanças climáticas, com oito projetos no México, Índia, Chile e Costa Rica registrados no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). A empresa também participa do mercado de carbono voluntário por meio do programa Verified Carbon Standard (VCS), com dois projetos de energia eólica nos EUA.

No ano passado, a empresa evitou a emissão de 14,4 milhões de toneladas de CO2 graças à geração de eletricidade exclusivamente a partir de fontes renováveis. Sua atividade comercial produziu 1,2 milhão de toneladas de emissões, compensadas pela empresa dentro de sua política de neutralidade de carbono e reduzindo sua intensidade energética (consumo de energia por milhão de euros de receita) de 2,68 TJ para 2,63 TJ.

O trabalho da Acciona contra a mudança climática foi reconhecido por meio de sua inclusão em índices e classificações de sustentabilidade, como CDP Climate, CDP Water Security e CDP Supply Chain, FTSE4Good, STOXX Global Climate Change Index, Ethibel Sustainability Index e a lista "2018 Global 100 Most Sustainable Corporations in the World”, entre outros.

A Acciona é um grupo líder em soluções sustentáveis de infraestruturas e projetos de energias renováveis em todo o mundo. Sua oferta abrange toda a cadeia de valor do projeto, construção, operação e manutenção. A empresa, que alcançou 7,254 bilhões de euros em resultados de vendas em 2017, está presente em mais de 40 países, nos quais desempenha suas atividades empresariais, pautada pelo compromisso de contribuir com o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua.

O objetivo da Acciona é liderar a transição a uma economia de baixo carbono, para isso adota em seus projetos critérios de qualidade e processos de inovação visando aperfeiçoar o uso eficiente dos recursos e o respeito ao entorno. | www.acciona.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira