Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/04/2008 - 10:22

Estações de Reciclagem Pão de Açúcar-Unilever

São Paulo - O programa Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever irá expandir sua atuação em Indaiatuba. O posto de coleta de material localizado na Rua Humaitá, 733, já está recebendo óleo de cozinha usado que será doado ao projeto Biodiesel Urbano, da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp.

O projeto de recebimento de óleo nas Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever teve início no ano passado e está presente em mais de 50 postos de coleta do programa. A forte adesão dos consumidores comprovou o sucesso da ação que neste mês começa a chegar a algumas cidades do interior, entre elas, Indaiatuba.

"Buscamos antecipar tendências e oferecer alternativas viáveis e cotidianas para minimizar os impactos do consumo sempre alinhados com as necessidades dos nossos clientes que se mostram cada vez mais antenados às questões que envolvam a preservação do meio ambiente, como por exemplo as Estações de Reciclagem", declara João Edson Gravata, diretor de operações da rede Pão de Açúcar.

Para Juliana Nunes, diretora de Assuntos Governamentais e Socioambientais da Unilever Brasil, "a ação com o Pão de Açúcar reflete o comprometimento da Unilever com o desenvolvimento sustentável. Além disso, essa experiência também permite que as marcas Omo, Knorr, Ades e Rexona, apoiadoras do projeto, contribuam, com legitimidade, para a conscientização dos consumidores sobre a importância da reciclagem".

Localizada na área externa da loja, a estação conta com coletores coloridos destinados ao descarte de material reciclável: verde para vidros, amarela para metais, azul para papéis e vermelhas para plásticos. O óleo deve ser guardado pelos consumidores em garrafas pet bem tampada que deve ser depositada no coletor marrom.

Presente em nove estados brasileiros (São Paulo - Baixada Santista, Capital, Grande São Paulo e Interior, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Recife, Rio de Janeiro e Teresina), o projeto Estações de Reciclagem Pão de Açúcar-Unilever, criado em 2001, já arrecadou mais de 25 mil toneladas de material. Com todo esse volume de embalagens pós-consumo coletadas e recicladas, o programa é referência por sua eficiência e sustentabilidade, refletindo as mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros e a grande aceitação do público para projetos de preservação ambiental, incentivadas por iniciativas como esta.

Se o volume de material já é sinônimo de um projeto vencedor, o caráter social das Estações de Reciclagem Pão de Açúcar-Unilever faz com que essa seja uma das mais bem sucedidas ações de preservação ambiental aliada à inclusão social realizada pela iniciativa privada. O projeto, além de envolver os consumidores acerca da causa do consumo consciente e colaborar com a proteção do meio ambiente, gera 400 posições de trabalho incluindo atendentes dos postos, além de coletores e triadores de materiais, que fazem parte das 21 cooperativas de catadores cadastradas no programa.

Indaiatuba terá o primeiro supermercado verde da América Latina - A rede Pão de Açúcar, conhecida por seu pioneirismo na área de responsabilidade sócio-ambiental, abrirá sua loja verde em Indaiatuba, a primeira da América Latina. O empreendimento de R$ 7,5 milhões adotará novas práticas de consumo consciente, além de projetos de sustentabilidade já realizados pela rede partindo de uma construção que visa melhorias sócio-ambientais desde o projeto até após sua implantação.

A obra, toda adaptada para conquistar a certificação Leed*, foi pensada para diminuir o impacto do negócio ao meio ambiente. "Desde sua construção até seu funcionamento será diferenciado", conta João Edson Gravata, diretor de operações da rede Pão de Açúcar. "Até o caminhão que sai da construção tem suas rodas lavadas para não sujar as ruas. E essa água é reutilizada para produzir o cimento", exemplifica. O próprio local, Indaiatuba, foi escolhido a dedo. A cidade acaba de ganhar a certificação de Parceiro da Paz e de Sustentabilidade no Brasil pelo IGWC - International Global Water Coalition.

A loja será inaugurada em junho e promete ser de modelo em matéria de sustentabilidade. A vegetação nativa será preservada e o supermercado terá aproveitamento da luz natural e utilização de madeira de reflorestamento. Outras inovações deverão ser implantadas. Para os adeptos da vida saudável a unidade oferecerá maior oferta de produtos orgânicos e naturais.

A certificação Leadership in Energy and Environmental Design baseia-se num sistema de pontuação cumulativa para diversos itens do projeto arquitetônico. As vantagens são a redução no consumo da eletricidade e água. A longo prazo ter um selo Green significa ter um imóvel incorporado com tecnologia de futuro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira