Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/09/2018 - 08:24

Suez e Unesco assinam acordo para proteção dos oceanos até 2021


Vladimir Ryabinin, secretário executivo da Comissão Oceanográfica Intergovernamental e diretor da Unesco e Jean-Louis Chaussade, CEO do Grupo Suez

Pesquisas científicas sobre as condições dos oceanos e propostas de ações para protegê-los são os principais compromissos firmados.

O CEO do Grupo Suez, Jean-Louis Chaussade, e Vladimir Ryabinin, secretário executivo da Comissão Oceanográfica Intergovernamental e diretor da Unesco, acabam de assinar um novo acordo de parceria para a proteção dos oceanos com vigência até 2021. A solenidade ocorreu dentro do Fórum de Parceiros, organizado pela Unesco, em Paris.

O novo acordo fortalece conscientização cidadã — O desenvolvimento do conhecimento científico sobre a poluição oceânica permite a mobilização de pessoas em todo o mundo em torno de uma estrutura comum com o objetivo de preparar a Década das Nações Unidas para as Ciências do Mar para o Desenvolvimento Sustentável (entre 2021 e 2030).

Problema grave — A colaboração da Suez nas áreas de inovação e pesquisa com acadêmicos sobre temas como a acidificação e a oxigenação dos oceanos. Ao ser compartilhado, esse conhecimento alimentará inovações e soluções, políticas e ações nacionais, educação e o principal regulador climático, o oceano é hoje ameaçado por uma poluição sem precedentes, 80% originada em terra. A presença de plásticos é particularmente alarmante: estima-se que entre 8 e 12 milhões de toneladas sejam despejadas nos oceanos a cada ano. A produção global de plástico chega a 300 milhões de toneladas por ano, dos quais apenas 25% são reciclados.

Fortemente envolvido na luta contra a poluição marinha, Suez está empenhada em prosseguir as ações empreendidas desde 2015 e propor soluções para melhorar a consciência da população quanto à necessidade de preservação dos oceanos e da vida marinha.

Desde o lançamento da campanha #suez4ocean, em junho de 2017, mais de 48 coletas de resíduos sólidos foram organizadas em 15 países, engajando cerca de 1.650 guardiões do oceano, que têm evitado que 15,5 toneladas de resíduos cheguem aos oceanos.

“Em alguns anos, o alarme desencadeado pelo estado dos oceanos tornou-se uma saudável urgência de agir,” diz Jean-Louis Chaussade, CEO do Grupo Suez. “O aquecimento global, a poluição, a urbanização galopante das orlas, geram uma degradação sem precedentes da qualidade dos oceanos que ocupam 70% da superfície terrestre. As ações necessárias ainda são muito numerosas. Este novo acordo permitirá que a Suez e a COI-Unesco aprofundem ainda mais o conhecimento sobre os oceanos e sobre as ações que precisam ser implementadas para sua proteção.”

Comprometida com essa causa, a Suez já desenvolve soluções concretas e locais para preservar o recurso hídrico, reciclar e recuperar resíduos, em especial, os plásticos, contribuindo assim para a proteção do ambiente marinho e fortalecendo sua capacidade de absorver o impacto do aquecimento global.

Suez — Com 90 mil funcionários em cinco continentes, a Suez é líder mundial no gerenciamento inteligente e sustentável dos recursos hídricos. O Grupo oferece soluções no gerenciamento de água e resíduos que permitem às cidades e indústrias otimizar o gerenciamento de seus recursos e melhorar seu desempenho ambiental e econômico de acordo com a regulamentação em vigor. Para responder aos desafios de qualidade e disponibilidade, a Suez está totalmente comprometida com a revolução dos recursos. Graças ao potencial das tecnologias digitais e das soluções inovadoras, o Grupo reúne 17 milhões de toneladas de resíduos por ano e produz 3,9 milhões de toneladas de matérias-primas secundárias e 7 TWh de energia local e renovável. Também protege os recursos hídricos, distribuindo 58 milhões de habitantes em serviços de saneamento e reutilizando 882 milhões de metros cúbicos de águas residuais. Em 2017, a SUEZ atingiu um volume de negócios de 15,9 bilhões de euros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira