Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/09/2018 - 08:28

BrBio promove o 2º encontro para formação de agentes multiplicadores

Sobre a conservação marinha.

O Projeto Ecorais, do BrBio — Instituto Brasileiro de Biodiversidade, promove no dia 19d e setembro (quarta-feira), das 18h às 21h, o 2º Encontro com Profissionais de Turismo no Mar, no Espaço Cultural Zanine, na Armação dos Búzios(RJ). A atividade possibilitará a troca de informações entre técnicos do Projeto Ecorais e os profissionais de turismo no mar sobre a biodiversidade marinha, conservação dos corais e suas principais ameaças. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do e-mail [email protected].

"Para que ações de conservação sejam efetivas é necessário, antes de tudo, envolver o público-alvo na construção coletiva de estratégias que levem a mudanças de atitudes, reduzindo impactos e tornando, assim, as atividades turísticas costeiras mais sustentáveis nesta região", comenta Simone Oigman Pszczol, coordenadora do Projeto e diretora do BrBio.

No início do mês, o BrBio realizou visita técnica na região para diagnosticar informações de interesse dos profissionais de turismo no que diz respeito à conservação marinha e costeira local. A atividade teve como objetivo compor o guia sobre conduta consciente, que será lançado pelo Projeto Ecorais em novembro, e também gerou temas para discussão no 2° Encontro com profissionais de Turismo no Mar. As educadoras Diana Kaplan e Camila Meireles e a pesquisadora Jemilli Viaggi interagiram com diversos profissionais de Búzios e uma das observações foi que os cardápios dos restaurantes possuem sugestões de pratos como cherne e cação, espécies ameaçadas de extinção. Com essa proximidade, o projeto Ecorais visa informar e conscientizar a sociedade para melhores decisões nas escolhas dos peixes.

"O evento tem o desafio de engajar os profissionais que trabalham com turismo náutico, pesca, agências de turismo e restaurantes como agentes multiplicadores da conservação marinha costeira em Búzios. Com a proximidade da alta temporada turística, é essencial que esses profissionais estejam qualificados para um trabalho mais sustentável e conscientes da importância da conservação dos ambientes coralíneos", ressalta Simone.

O Projeto Ecorais conta com recursos decorrentes do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado pela Chevron Brasil com o Ministério Público Federal, com implementação do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – Funbio.

Projeto Ecorais ?1 O Projeto Ecorais surgiu em 2000 a partir de uma pesquisa científica sobre a saúde dos corais da Armação dos Búzios. O trabalho foi motivado pela preocupação dos pescadores e órgãos municipais com os danos causados pela atividade humana nos ambientes marinhos costeiros da região. O projeto tem parcerias com UERJ, UFRJ e UFF e Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Pesca da Armação dos Búzios.

Dia 19 de setembro (quarta-feira), das 18h às 21h, no Espaço Cultural Zanine. Inscrições: Enviar nome e telefone para [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira