Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/04/2008 - 09:08

SOS Praias Brasil na onda da Web 2.0

Interagir com o público e ampliar sua campanha são as metas da ONG.

A ONG SOS Praias Brasil aproveita o mundo virtual para divulgar seu trabalho de conscientização ambiental. Atuante desde 1999, ela percorre as principais praias do país em sua motohome (uma espécie de casa sobre rodas) e em cada parada, monta seu escritório na areia para alertar banhistas e freqüentadores do litoral que lixo na praia não pode virar moda. De lá pra cá, muita sujeira já foi retirada graças ao esforço do casal Marcelo Marinello e Heloisa de Azevedo.

Agora, eles contam com a força da Web 2.0 e lançam seu Blog - www.sospraiasbrasilnews.blogspot.com. "A internet é a plataforma de comunicação que mais cresce ultimamente e não tem fronteiras. Hoje, milhões de pessoas estão conectadas no mundo inteiro. Esperamos com o Blog ampliar ainda mais o nosso trabalho", comenta Heloisa de Azevedo, presidente da ONG, que tem como foco a conscientização e educação ambiental da população brasileira quanto aos problemas relativos à preservação dos oceanos, praias e meio ambiente costeiro brasileiro.

Quem acessar, vai conferir as últimas notícias postadas, fotos dos trabalhos realizados e das personalidades que apóiam a ONG, além de deixar seu comentário. "Esse é o objetivo, que nossos amigos, apoiadores e quem nos visitar estejam por dentro do que está acontecendo e possam participar mais de perto de nossas ações com comentários e sugestões", ressalta Heloisa.

Abaixo assinado - Além do Blog, a ONG SOS Praias Brasil também conta com um site. Na página virtual, os internautas podem contribuir e muito para a melhora das praias, conseqüentemente, do planeta e da qualidade de vida de seus habitantes. Para isto, basta imprimir o formulário referente ao abaixo assinado que exige a despoluição das praias brasileiras.

"Precisamos chegar a um milhão de assinaturas e pedir por socorro aos nossos governantes que construam, urgentemente, estações de tratamento de esgotos nos municípios litorâneos brasileiros", suplica Heloisa. Ela lembra que 2008 foi eleito pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o Ano Internacional do Saneamento Básico.

Infelizmente, com o descaso das autoridades, 200 milhões de toneladas de esgoto não tratado são despejados diariamente nas praias e mares, colocando em risco à saúde da população. Só para ter uma idéia, nos esgotos domésticos vários organismos causadores de doenças podem ser encontrados, como vírus (gastroenterite, meningite e hepatite), bactérias (leptospirose, tifo, salmonelose, disenteria bacteriana e cólera), protozoários e helmintosporos (ascariase e teniase).

Outro alerta importante vem da ONG inglesa Surfers Against Sewage (Surfistas contra o Esgoto). Em pesquisas realizadas foi constatado que os surfistas tem três vezes mais chance de pegar uma hepatite devido à contaminação do mar pelo esgoto não tratado (*). "O assunto é sério e precisamos lutar contra isso. Se cada associação de surf, escolinha, campeonatos, levassem esses formulários e nos enviasse com o maior número possível de assinaturas, já será uma grande ajuda", continua Heloisa.

Quem desejar apoiar ou patrocinar esta causa, basta acessar www.sospraiasbrasil.org.br. Contatos pelo telefone (11) 8428-3802 ou e-mail [email protected]

Empresas que possuem o compromisso com a responsabilidade social e ambiental apóiam o projeto. Entre elas estão Oakley, Gretta Silk, UOT (Union Ocean Team), Nokynoy, Fama Assessoria, Esfera Soluções e site E-Radicais (uai.eradicais.com.br). | Site: www.surfrider.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira