Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/04/2008 - 09:59

Parque Estadual da Serra da Tiririca é ampliado para proteger complexo lagunar de Itaipu, em Niterói


O governador Sergio Cabral assinou o Decreto 41.266, que amplia em 181 hectares o Parque Estadual da Serra da Tiririca, situado em Niterói e Maricá. A ampliação, que abrange as áreas secas e úmidas no entorno da Laguna de Itaipu e as Duas Grande e Pequena, está baseada na proposta encaminhada pelo Conselho Comunitário da Região Oceânica de Niterói (CCRON) ao IEF/RJ.

A área já foi alvo de sentença judicial recomendando a sua proteção através da criação de uma unidade de conservação, levando-se em conta a importância ecológica dos manguezais e demais áreas úmidas, bem como os atributos histórico-culturais reunidos no conjunto arqueológico. A avaliação do instituto, no entanto, é a de que a alternativa mais viável seria a inclusão desta área nos limites da unidade de conservação já existente.

Em agosto do ano passado, recebeu a aprovação do Conselho Consultivo do parque. Em setembro, foi realizada uma Consulta Pública que contou com a presença de mais de 100 pessoas, entre moradores e representantes da sociedade civil.

- Esta ampliação atende, na sua essência, às reivindicações dos moradores, dos ambientalistas e da comunidade científica, todos preocupados com a preservação de uma das últimas áreas ainda não ocupadas por edificações daquela região. Estamos legando para as futuras gerações, assim, um precioso patrimônio cênico e ambiental – afirmou o presidente do IEF/RJ, André Ilha.

O presidente do IEF/RJ anunciou que, em breve, será iniciado o processo de demarcação física do parque, com recursos provenientes de medidas compensatórias de empreendimentos de significativo impacto ambiental.

Com a ampliação, o Parque da Serra da Tiririca passa a ter uma área de 2.262 hectares. Criada em 1992, também a partir de reivindicações da comunidade, a unidade é visitada por cerca de 4 mil pessoas por mês, atraídas pelas trilhas, escaladas e belas paisagens. Conserva, além disso, áreas de Mata Atlântica que abrigam espécies ameaçadas de extinção, como o ouriço-cacheiro, tucano-de-bico-preto e a preguiça.

Antes mesmo da concretização da ampliação a Laguna de Itaipu e suas imediações estão sendo alvo de cuidados: no último dia 30, foi realizado um mutirão com a participação de cerca de 300 pessoas e o uso de embarcações. Voluntários em barcos, caiaques e pranchas de windsurf se uniram à mobilização, que recolheu cerca de duas toneladas de lixo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira