Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/04/2008 - 10:07

Publicação do Cenap traz plano de ação para salvar o lobo-guará

O Centro Nacional de Pesquisas para a Conservação dos Predadores Naturais (Cenap), do Instituto Chico Mendes, acaba de publicar o Plano de Ação para Conservação do Lobo-Guará, animal incluído na lista de espécies ameaçadas de extinção no Brasil, de 2003, na categoria vulnerável, e considerada quase ameaçada pela classificação da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, em português), de 2004.

O plano traça uma análise da população e seu habitat, identificando, por meio de simulações ao longo do tempo os pontos de maior ameaça ao animal no Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia - países de ocorrência da espécie.

O processo de avaliação de viabilidade populacional é baseado em modelos de simulação desenvolvidos por um software (Vortex) específico para modelos de dinâmica populacional e avaliação de risco de extinção de vida selvagem.

O modelo levanta os riscos às populações e fornece avaliações quantitativas às opções de interferências para o manejo, associando dados biológicos e sociológicos diversos. Tais opções podem definir as estratégias de conservação da espécie.

O trabalho, organizado pelos pesquisadores do Cenap Rogério Cunha de Paula e Ronaldo Gonçalves Morato; e do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPE) Patrícia Medici contou com a participação de mais de 60 pesquisadores e mais de 30 instituições dos cinco países.

Embora não se enquadre na categoria crítica da IUCN, o lobo-guará corre alto risco de extinção na natureza a médio prazo, em função do declínio populacional e da extrema fragmentação de sua área de ocupação - no Brasil os biomas Cerrado, Pantanal, Campos do Sul, parte da Caatinga e Mata Atlântica.

O tamanho populacional está se reduzindo, com probabilidade de extinção na natureza em cem anos. "As estimativas traçadas no plano são para os próximos 100 anos, mas a cada período de cinco anos estaremos reavaliando esses cenários com base em ações concretas de conservação já implementadas", explica o chefe do Cenap, Ronaldo Morato.

A ocupação do habitat para atividades agrícolas, a transmissão de doenças por cães domésticos e os atropelamentos em estradas são os principais responsáveis pela ameaça à continuidade da espécie.

O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é o maior canídeo sul-americano e ocupa áreas do centro-sul do estado do Maranhão até o Uruguai, e do extremo leste do Peru até o estado do Espírito Santo e sul da Bahia, incluindo em seu mapa de distribuição áreas em seis países latino-americanos como Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai, Peru e Uruguai.

Embora existam diversas informações sobre a espécie, ainda há falta de conhecimento sobre ecologia, dinâmica populacional, entre outros, tanto em áreas protegidas como em áreas degradadas. A maioria das informações está espalhada nas diversas pesquisas realizadas em toda a sua área de distribuição.

O plano buscou agrupar profissionais especializados na espécie e os assuntos ligados à sua conservação a fim de disponibilizar, sistematizar e discutir todas as informações disponíveis e o uso desses dados para a definição de prioridades na pesquisa, manejo e conservação da espécie. | Por: AGBio (www.icmbio.gov.br )

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira