Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/04/2008 - 10:07

Dez macacos-pregos são soltos na natureza em pleno sertão paraibano

Dez macacos-pregos (Cebus libidinosus) que se encontravam no Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama na Paraíba (Cetas-PB) ganharam liberdade na quarta-feira (16). Eles foram devolvidos ao seu habitat de origem, no município de Jericó (PB), em uma das ilhas do Açude Carneiros. Antes de serem considerados aptos a serem soltos na natureza, os animais passaram por um período de quarentena e tratamento.

Segundo o analista ambiental Paulo Guilherme Wagner, responsável pelo Cetas-PB, os animais são fruto de apreensões e capturas feitas pelo Ibama, após denúncias recebidas por meio da Linha Verde - 0800 61 8080. Outros foram deixados na Cetas pela Polícia Florestal, após operações, ou por pessoas que os mantinham em cativeiro.

O Instituto Chico Mendes, por meio do Centro de Proteção de Primatas Brasileiros (CPB) e do Centro Nacional de Pesquisa para Conservação de Aves Silvestres (Cemave), mantém com o Ibama parceria em projeto de pesquisa sobre a espécie. Outros parceiros do projeto são as universidades federais do Rio Grande do Norte, de Campina Grande e Rural de Pernambuco.

A soltura dos dez exemplares faz parte da etapa atual do projeto. Mas o trabalho terá continuidade com a soltura de outros grupos dessa espécie em vários municípios do sertão paraibano. Ao todo dez ilhas de açudes estão sendo monitoradas, com previsão de ampliação deste número.

AGBioais informações sobre a pesquisa com os macacos-pregos pelos telefones (83) 3245 4901 ou (83) 9984 2725. Falar com Paulo Guilherme Wagner - Cetas/Ibama/PB | Por: AGBio (www.icmbio.gov.br )

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira