Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/04/2019 - 07:19

Geração de biogás e CDR transformam o lixo em energia e receita

Seminário Resíduo de Valor 2019, que acontecerá no teatro municipal Teotônio Vilela, em Sorocaba, deverá apresentar alguns cases onde o lixo deixou de ser apenas custo para se transformar em receita e solução de problemas.

Um dos maiores problemas para o orçamento municipal nos dias de hoje é a questão da gestão de resíduos. Para muitas prefeituras, cuidar do lixo de uma cidade representa muitas vezes o terceiro ou quarto maior valor gasto no orçamento mensal, ficando atrás apenas de itens como saúde, transporte ou segurança. “De certa forma, o que estamos vendo é a municipalidade deixar de investir em áreas essenciais para poder cumprir a lei de destinação dos resíduos. Pior ainda, é que estão gastando todo esse dinheiro, sem que tenham efetivamente equacionado a questão do atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos”, analisa Luigi Longo, presidente do Instituto Movimento Cidades Inteligentes, que promove o evento “Resíduo de Valor”, no próximo dia 15 de abril, em Sorocaba (SP).

Com presença confirmada do Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, juntamente com outros grandes nomes do setor, como o ambientalista Xico Graziano e o advogado Antonio Fernando Pinheiro Pedro, o evento contará ainda com a presença de outras autoridades municipais, como os prefeitos das principais entidades regionais do entorno: José Crespo, prefeito de Sorocaba; Vanderlei Polizeli, prefeito de Iperó e presidente do Consórcio Ceriso; Guilherme Gazzola, prefeito de Itu e presidente da Região Metropolitana de Sorocaba; e Geraldo Garcia, prefeito de Salto e presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Sorocaba e Médio Tietê.

Dividido entre palestras e painéis de debate, o Seminário Resíduo de Valor deverá trazer a proposição de um modelo regional como forma de fortalecer os municípios e sistematizar caminhos para o perfeito atendimento à lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos. “Quando as cidades se unem conseguimos estruturar projetos baseado em estudos regionalizados, que busquem soluções capazes de auxiliar consórcios ou regiões metropolitanas a entregar não apenas o aterramento do lixo, mas também a possibilidade de gerar receita por meio de biogás, combustível derivado de resíduos e compostagem”, aponta Longo. “Regionalizar significa a possibilidade de um gasto menor para coleta, transporte, tratamento e destinação, além de gerar receita acessória pela venda dos materiais recicláveis e da geração de energia”, completa.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas em: https://www.sympla.com.br/seminario-residuo-de-valor__488246.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira