Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/05/2019 - 09:14

Programa que reciclou mais de 50 milhões de garrafas de vidro ganha escala setorial


Maior iniciativa de logística reversa de vidro no Brasil, o Glass is Good, capitaneado pela Diageo, passa a ser uma iniciativa setorial sob a gestão da Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE). Programa gera renda para mais de 800 cooperados de seis estados do Brasil, além de benefícios para o meio ambiente, incluindo economia de energia na produção de vidro.

São Paulo, 15 de maio de 2019 - O programa de reciclagem Glass is Good, idealizado e liderado pela Diageo, empresa líder no segmento de bebidas alcoólicas premium e proprietária das marcas Ypióca, Smirnoff, Johnnie Walker, Cîroc e Tanqueray, ganha escala setorial e passa ser comandado pela ABRABE (Associação Brasileira de Bebidas). A troca de bastão visa aumentar ainda mais o alcance da iniciativa e ampliar os benefícios gerados por ela.

Criado em 2010 no Brasil, o programa pioneiro traz renda para mais de 800 cooperados que recolhem o vidro separado em mais de 180 estabelecimentos. São bares, restaurantes, baladas, condomínios e empresas de eventos das principais cidades dos estados de São Paulo, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Rio de Janeiro e DF.

“O Glass is Good é um legado da Diageo para a indústria de bebidas. Ampliá-lo para todo o setor é um motivo de grande orgulho para nós. Desde que começamos o projeto, já foram recicladas 28 mil toneladas de vidro, número equivalente a mais de 58 milhões de garrafas de 1 litro que poderiam estar em aterros sanitários e lixões, poluindo o meio ambiente”, afirma Daniela De Fiori, diretora de Relações Corporativas da Diageo para PUB (Paraguai, Uruguai e Brasil). "A iniciativa foi criada por uma funcionária da Diageo antes mesmo da promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)", completa.

A contribuição para a destinação adequada do vidro e a reunião dos maiores fabricantes de bebidas alcoólicas no mundo são a herança do programa, que é dividido em quatro etapas: coleta das embalagens de vidro, logística, beneficiamento do vidro nas cooperativas e encaminhamento para reciclagem na fábrica de vidro.

Antes de virar uma iniciativa setorial, o programa liderado pela Diageo já havia angariado parceiros como Heineken, Pernod Ricard e Companhia Müller de Bebidas, além da fabricante de embalagens de vidro Owens-Illinois - cobrindo todo o ciclo do vidro.

Os resultados do programa são diversos, passando por geração de renda para os catadores de materiais recicláveis, benefícios para o meio ambiente até a economia de energia na produção de vidro, com a reutilização de 100% do material.

“Recepcionar um trabalho tão bem feito, conhecido e maturado como o Glass is Good é um presente para o setor. Esta é uma grande oportunidade de potencializarmos essa iniciativa focada em um elemento que é fundamental para a comercialização de bebidas alcoólicas, que é a garrafa de vidro”, conta Cristiane Foja, presidente executiva da ABRABE. “Agora, vamos trabalhar para expandir a presença do Glass is Good nacionalmente e conectá-lo ao Ecogesto, um programa da ABRABE com foco em todos os tipos de embalagens em cooperativas”, finaliza.

Perfil — A Diageo é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. Essas marcas incluem Smirnoff, Johnnie Walker, Ypióca, Guinness, Baileys, Ciroc, Tanqueray e Nega Fulô entre outras. A Diageo é uma empresa multinacional que opera em 180 países no mundo inteiro. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). | www.DIAGEO.com | www.DrinkiQ.com.br.

A ABRABE — Fundada em 1974, a Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE) atua pelos interesses setoriais de fabricantes e importadores de bebidas no Brasil. Única entidade a abarcar empresas de todas as categorias de bebidas alcoólicas, vinhos, destilados e cervejas. Atualmente, são 37 associadas, dentre empresas nacionais e multinacionais, que juntas representam um mercado bastante diversificado de bebidas alcoólicas no Brasil. A associação atua com base em cinco propósitos estratégicos: desenvolvimento econômico do setor; sustentabilidade na cadeia de valor; relação responsável bebidas alcoólicas e sociedade; ambiente saudável de concorrência; e oportunidades de aprimoramento do mercado. | www.abrabe.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira