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18/05/2019 - 09:32

Mais Beleza, Menos Lixo: o que uma marca de beleza pode fazer pela redução de resíduos

No Dia Internacional da Reciclagem, empresa reforça importância de iniciativas sustentáveis por um mundo mais bonito.

Dia 17 de maio “Dia Internacional da Reciclagem”, a Natura reafirma seus compromissos com a redução de resíduos, um dos pilares da empresa na busca pelo desenvolvimento sustentável. Por meio do seu pilar de "Mais Beleza, Menos Lixo", a empresa incentiva o consumo consciente e a responsabilidade compartilhada como escolhas essenciais para uma transformação coletiva.

Dados recentes sobre resíduos apontam para uma realidade alarmante: todos os anos são produzidas 1,3 bilhão de toneladas de lixo no mundo – 78 milhões de toneladas só no Brasil; a cada minuto, quase 1 milhão de garrafas plásticas são vendidas nos cinco continentes, sendo grande parte delas usada somente uma vez; 90% das aves marinhas ingeriram plástico pelo menos uma vez na vida; até 2050, haverá mais plástico nos oceanos do que peixe.

No último ano, a Natura registrou evoluções em seu compromisso de coletar e destinar para a reciclagem 50% dos resíduos gerados pelas embalagens de produtos no Brasil até 2020, em toneladas equivalentes – o indicador que mede o desempenho passou de 29% para 32,8%.

Mais sobre as principais iniciativas da empresa para construir um mundo mais bonito: Cadeia de valor responsável — Inspirado no trabalho realizado com as comunidades na Amazônia e visando o impacto positivo ambiental e social, o Programa Natura Elos configura a responsabilidade compartilhada entre a Natura e seus fornecedores de embalagens — como cooperativas, recicladores e fabricantes. Desde 2017, a empresa colabora para garantir a rastreabilidade, a homologação e a logística reversa em todos os seus fornecedores de materiais reciclados.

No fim da cadeia, transformam produtos pós-consumo em PET e vidro reciclado, por exemplo, utilizados posteriormente nas embalagens dos produtos Natura. Acreditamos que, assim, poderemos aprimorar o mercado de reciclados e influenciar para que ele seja fonte de desenvolvimento sustentável ambiental, social e econômico.

O diferencial do programa consiste em convidar e estabelecer requisitos para a rede de parceiros compartilharem valor e propósito em cadeia, convocando-os para a ação e trazendo-os para essa história. Mais do que um convite, a Natura compartilha seu conhecimento técnico e instrumental para promover o protagonismo de sua rede de relações no fornecimento de materiais reciclados. Trata-se da geração de valor e negócios para todos os elos das cadeias de embalagens. Hoje, o programa abrange mais de dez cidades no Estado de São Paulo, com uma rede formada por aproximadamente 40 empresas e dez cooperativas de catadores, envolvendo cerca de 300 cooperados.

Na prática, para formalizar uma parceria, os novos fornecedores de materiais reciclados precisam seguir as boas práticas comerciais e o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305, de 2010); garantir a logística reversa; indicar sua rastreabilidade e comprometer-se com a homologação. Em todo o processo, a Natura está presente para oferecer o apoio necessário.

Dê a Mão para o Futuro — Como forma de atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Natura apoia o Programa Dê a Mão para o Futuro, iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), Abipla (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza) e Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados).

O programa prevê, entre seus objetivos, fortalecer e melhorar as condições da cadeia de reciclagem no país. Para tanto, por meio desse programa, a empresa fomenta ações voltadas para o desenvolvimento e formalização de cooperativas de catadores, aumentando sua eficiência, boas práticas de produção e aumento dos volumes de resíduos pós-consumo destinados para a reciclagem.

Refis — Desde 1983, a Natura oferece mais de 110 refis nas principais linhas do portfólio, como Plant e Tododia (que são, inclusive, produzidas com material de origem renovável). Com essa medida, economiza por ano o equivalente ao lixo produzido por 3,5 milhões de pessoas em um único dia. Isso porque a empresa entende que é responsável por todo o ciclo de vida do produto comercializado, incluindo a fase pós-consumo, que ainda representa o maior desafio para a Natura e outras organizações do setor.

O compromisso com o tema foi formalizado em 2018, com a adesão ao New Plastics Economy, da Fundação Ellen MacArthur em parceria com a ONU Meio Ambiente. O compromisso global tem como objetivo erradicar o desperdício e a poluição por plásticos em sua origem a partir de princípios da economia circular para a cadeia do plástico. Juntas, as 250 organizações signatárias somam 20% de todas as embalagens plásticas produzidas no mundo.

Embalagens ecoeficientes — No balanço de 2018, a Natura registrou um avanço na adoção de embalagens ecoeficientes (com ao menos metade do peso de uma embalagem similar ou com 50% de material reciclado pós-consumo e/ou 50% de material renovável não celulósico): ao fim do ano, elas representavam 22% do portfólio.

A ambição para 2020 prevê que 40% das embalagens do portfólio no Brasil estejam nessas condições. Os produtos para corpo de Ekos e Sève, por exemplo, já levam 100% de PET reciclado na embalagem. Em números absolutos, a Natura reutiliza 432 toneladas de plástico nas embalagens. Isso significa que, a cada ano, nove milhões de garrafas PET de 2 litros deixam de ir para o lixo.

A Natura também foi a primeira a adotar vidro reciclado na perfumaria, em 2015. Atualmente, a quantidade de vidro reciclado utilizado na composição das embalagens é de até 30%. Com isso, a empresa evita o descarte de 944 toneladas de vidro ao ano, quase 1 milhão de garrafas de vidro de 1 litro.

Para 2050, a empresa pretende coletar e destinar para a reciclagem uma quantidade de material pós-consumo maior do que a gerada por suas embalagens. Esses compromissos estão estabelecidos no documento Visão de Sustentabilidade 2050, que reúne as causas e os compromissos da Natura para um desenvolvimento sustentável.

De dentro para fora — A fim de mobilizar os colaboradores para uma cultura de sustentabilidade, a Natura iniciou movimento interno pelo uso de canecas e garrafas retornáveis no lugar de copos descartáveis. Visitantes e parceiros da empresa utilizam as canecas reutilizáveis disponíveis nos espaços compartilhados da empresa. Desde que o movimento foi iniciado, em novembro de 2018, a empresa estima que a prática evita o descarte de 25 mil copos por dia, economia que chegará a 13 milhões por ano ao fim do projeto. | www.natura.com.br

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