Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/07/2019 - 10:06

Rio de Janeiro se torna cidade-membro do Grupo C40 Cities


O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, se comprometeu para que as ruas da cidade maravilhosa estejam livres de veículos movidos a combustíveis fósseis até 2030. A cidade do Rio de Janeiro se juntou a outras 27 cidades-membro do Grupo C40 Cities (Grandes Cidades para a Liderança Climática) ao assumir o compromisso de adquirir somente ônibus de zero emissões a partir de 2025 e garantir que uma importante área da cidade se torne uma zona de zero emissões até 2030.

Rio de Janeiro, Brasil — O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, assumiu compromisso de implementar uma série de medidas ambiciosas para transformar o Rio de Janeiro em uma cidade mais verde, mais saudável e mais próspera.

Ao assinar a Declaração de Ruas Livres de Combustíveis Fósseis da C40, a cidade do Rio de Janeiro se compromete a adquirir apenas ônibus de zero emissões nos contratos e concessões assinados a partir de 1º de janeiro de 2025; e a garantir que uma importante área da cidade seja transformada em uma zona de zero emissões até 2030. Essas políticas foram criadas com o propósito de combater a poluição atmosférica, melhorar a qualidade de vida para todos os cidadãos e ter ações direcionadas ao combate de mudanças climáticas.

O transporte no Rio de Janeiro representa 33% de todas as emissões de gases do efeito estufa e libera mais de 75% de poluentes atmosféricos altamente perigosos que causam doenças respiratórias e cardíacas, mortes precoces e internamentos em hospitais. Reduzir as emissões no transporte do Rio do Janeiro é uma estratégia para melhorar a saúde pública dos cidadãos e garantir a eles o direito de respirar ar puro e limpo na cidade.

Se todas as cidades-membro da C40 Cities atingirem os compromissos da Declaração de Ruas Livres de Combustíveis Fósseis da C40 e incentivarem os seus cidadãos a utilizarem métodos mais limpos de transporte, isso preveniria mais de 45 mil mortes precoces por ano.

Rio de Janeiro na cúpula mundial pela qualidade de vida — A cidade do Rio de Janeiro se juntou a Londres (Inglaterra), Paris (França), Los Angeles (EUA), Copenhagen (Dinamarca), Barcelona (Espanha), Roma (Itália), Quito (Equador), Vancouver (Canadá), Cidade do México (México), Milão (Itália), Seattle (EUA), Auckland (Nova Zelândia) e Cidade do Cabo (África do Sul) e se tornou a 28ª cidade a assinar essa declaração.

Segundo o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Bezerra Crivella: “Por sermos uma das cidades mais movimentadas e populosas do mundo, estamos adotando medidas vitais para melhorar a qualidade do sistema de transporte da cidade do Rio de Janeiro de modo a reduzir a poluição atmosférica, fazer com que as ruas sejam mais seguras e oferecer transporte público eficiente e de alta qualidade para nossos cidadãos.”

O prefeito do Rio de Janeiro assinou um decreto para substituir toda a frota de ônibus do sistema de transporte municipal por veículos de zero emissões — os veículos com emissões no tubo de escape serão substituídos, principalmente, por veículos movidos por células de combustível a hidrogênio e veículos com propulsão à bateria elétrica —.

A cidade redigirá um relatório inicial sobre a atual situação do sistema de transporte municipal. Nesse relatório, tanto a frota municipal dos ônibus de transporte público quanto os demais veículos do transporte público municipal, como vans e carros, serão considerados. Esse documento oferecerá um panorama com embasamento técnico para que a cidade possa criar estratégias para substituir os veículos movidos a combustíveis fósseis por veículos de zero emissões. Da mesma forma, os dados do relatório permitirão que se determine qual é a infraestrutura necessária para realizar essa mudança sem que o desempenho do sistema de transporte público municipal seja prejudicado.

O diretor executivo da C40 Cities, Mark Watts, afirma que: “A poluição atmosférica causada por veículos movidos a gasolina e diesel é responsável por mortes precoces de milhões de pessoas em áreas urbanas de todo o mundo. Além disso, as emissões desses veículos contribuem para a crise climática que ameaça as vidas dos seres humanos.. Ao estabelecer o compromisso de assinar a Declaração de Ruas Livres de Combustíveis Fósseis da C40 , Marcelo Crivela, prefeito da cidade do Rio de Janeiro, está garantindo um futuro mais saudável e sustentável para os cidadãos da cidade, além de contribuir para a liderança global dos prefeitos que combatem o colapso climático”.

As cidades-membro signatárias da 'Declaração de Ruas Livres de Combustíveis Fósseis da C40' “imaginam um futuro em que a maioria das pessoas se deslocam a pé, de bicicleta e em modalidades de transporte compartilhado nas áreas urbanas.”

Portanto, as cidades se comprometem a: . Aumentar as taxas de deslocamentos a pé, de bicicleta e em transporte público compartilhado;

. Reduzir o número de veículos poluentes nas ruas das cidades;

. Ser exemplo de liderança sustentável ao adquirir veículos de zero emissões para as frotas de transporte público urbano;

. Trabalhar em parceria com fornecedores, operadores de frotas e empresas para acelerar a adoção de veículos de zero emissões e reduzir a quantidade de quilômetros percorridos por veículos dentro das cidades.

A cada dois anos, as cidades reportarão à C40 os progressos alcançados no tocante à implementação das metas contidas na declaração supracitada.

Grupo de Liderança em Mudança Climática da C40 — Em todo o mundo, a C40 Cities conecta 94 das maiores cidades do planeta. Essas cidades estão dispostas a lutar firme contra a mudança climática para que possamos ter um futuro mais saudável e sustentável. As cidades-membro congregam mais de 700 milhões de cidadãos e 25% da economia mundial. Os prefeitos das cidades-membro da C40 estão comprometidos em alcançar as metas mais ambiciosas do Acordo de Paris no contexto municipal, bem como, limpar o ar que respiramos. A atual presidente da C40 é a prefeita de Paris Anne Hidalgo. Além disso, Michael R. Bloomberg, que foi prefeito da cidade de Nova York por três mandatos, é o presidente do conselho diretivo. O trabalho da C40 é viabilizado pela contribuição de três fontes de fomento: Bloomberg Philanthropies, Children’s Investment Fund Foundation (CIFF) e Realdania. | https://www.c40.org

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira