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06/05/2008 - 10:47

Pesquisa revela a discrepância entre intenção e a prática de hábitos de cidadania e sustentabilidade

Segundo estudo premiado do IBOPE Inteligência, 30% a 50% das pessoas que tem boas intenções não as exercem no dia a dia.

São Paulo – O IBOPE Inteligência - empresa do IBOPE dedicada a pesquisas nas áreas de consumo e eleitoral – foi um dos premiados durante o 3º Congresso ABEP, evento anual promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa que aconteceu em São Paulo nos dias 22, 23 e 24 de abril.

Em seu paper vencedor, o IBOPE Inteligência revelou como o brasileiro tem dificuldade de praticar as idéias de sustentabilidade difundidas. Segundo o estudo “Cidadania Sustentável: Um chamado para a ação”, é grande a quantidade de pessoas que, embora tenham conhecimento de práticas de cidadania sustentável, não as inclui em seu cotidiano.

Na pesquisa, foram enumeradas as ações sustentáveis mais disseminadas na sociedade: consumo consciente, pirataria, separar o lixo, além de pilhas e baterias. Apesar de 70% a 90% dos cidadãos ouvidos terem afirmado serem bem-intencionados quanto a estes hábitos, apenas de 30% a 60% os exercem, de fato.

Dissonância / incongruência - Segundo os pesquisadores que assinam o paper, o levantamento também aponta para uma associação exagerada do termo “sustentabilidade” ao meio ambiente, estigmatizando o termo como jargão de ambientalistas – o que, não raro, pode causar repulsa em parte da sociedade, avessa ao radicalismo de alguns ativistas ambientais.

Uma das conclusões do estudo, portanto, é o da necessidade de “resignificar” o termo sustentabilidade, que deveria ser encarado num sentido amplo, no sentido de fomentar carreiras sustentáveis, finanças sustentáveis, dietas sustentáveis, etc.

Os autores do estudo avaliam ainda que os resultados sugerem uma relação “platônica” da sociedade com a sustentabilidade, como se fosse um sonho distante, muito difícil de ser alcançado.

Para Silvia Cervellini, diretora de atendimento e planejamento do IBOPE Inteligência e uma das responsáveis pelo estudo, as pessoas encaram o exercício da cidadania sustentável como uma coisa muito dispendiosa, como hábitos de pessoas muito perfeitas: “Elas se sentem pequenas e imperfeitas diante da responsabilidade de cuidar do ‘planeta’, quando, na verdade deveriam pensar a sustentabilidade em seu microcosmo, aplicando em sua casa, o seu trabalho. O planeta, o coletivo, só pode ser salvo por indivíduos, por um conjunto de ações concomitantes”, diz Cervellini.

Perfil do IBOPE Inteligência - Com unidades de atendimento e planejamento em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Fortaleza e Buenos Aires, o IBOPE Inteligência é a empresa do Grupo IBOPE responsável pela análise de mercados, acompanhamentos de tendências e recomendações estratégicas de apoio à decisão para organizações dos segmentos de mídia, sociedade, tecnologia, consumo e finanças no Brasil e na América Latina. Para mais informações visite www.ibope.com.br

IBOPE - Fundado em 13 de maio de 1942, o IBOPE é uma multinacional brasileira de capital privado, líder na América Latina, que atua nas áreas de pesquisa de mídia e de mercado. O Grupo, que ocupa atualmente a 18ª posição entre as 25 maiores empresas de pesquisa do mundo, é composto por duas grandes empresas, IBOPE Mídia e IBOPE Inteligência, além de possuir participação acionária importante na Millward Brown Brasil. Em 2000 o IBOPE criou o Instituto Paulo Montenegro, organização sem fins lucrativos que atua de maneira focada e com prioridade definida no campo da educação. O Instituto desenvolve e dissemina projetos que têm como base o know-how em pesquisa das empresas do Grupo e a credibilidade conquistada ao longo de seus 65 anos de atividade.

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