Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Margens do Guandu serão recuperadas


A Nova Cedae e a Secretaria Estadual do Ambiente estarão oficializando nas próximas semanas uma parceria para a implantação do Programa “Muda Guandu” que recuperará com o reflorestamento de espécies nativas da Mata Atlântica as margens do Rio Guandu, principal manancial do Estado, responsável por 80% do abastecimento do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense.

“O Muda Guandu possivelmente será o maior programa de reflorestamento em execução do Brasil. Plantaremos árvores nativas e algumas frutíferas numa faixa de 100 metros de cada lado das duas margens degradadas do rio Guandu. Essa área vai da Usina Pereira Passos, no início do Ribeirão das Lajes, em Piraí, à baía de Sepetiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro”, comemora o presidente da Cedae, Wagner Victer.

O “Muda Guandu” se enquadra na nova política de desenvolvimento sustentável do Estado que combina iniciativas de preservação do meio ambiente com inserção social e melhoria da qualidade de vida da população fluminense. Em um trabalho de ressocialização, o replantio das matas ciliares das margens do rio Guandu será feito por detentos que cumprem penas em regime aberto e semi-aberto através de um convênio firmado com a Fundação Santa Cabrini. O “Muda Guandu” prevê ainda as mudas de aroeira, guatambu, gerivá, ipê roxo, ipê amarelo, paineira, louro, umbaúba, pau-ferro, pau-brasil, jatobá, maricá e jacarandá serão fornecidas pelo Instituto de Estadual de Floresta (IEF), veiculado à Secretaria de Ambiente.

Segundo Victer, o replantio de mudas aumentará a cobertura vegetal, trazendo maior estabilidade ao terreno e evitando erosão do solo. Com a redução do carreamento de partículas pelo replantio, os níveis de turbidez da água bruta diminuirão, melhorando a sua qualidade e as condições de tratamento na sua transformação para água potável, representando economia de energia elétrica e de produtos químicos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira