Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/08/2020 - 08:00

Países amazônicos pedem ao BID que estruture financiamento para sustentabilidade

Líderes de países amazônicos disseram no dia 11 de agosto (terça-feira) que vão pedir ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que estruture uma iniciativa de financiamento destinada a canalizar recursos para o desenvolvimento sustentável da floresta.

Os presidentes de Brasil, Colômbia, Peru, Bolívia e Equador e representantes da Guiana e do Suriname realizaram uma reunião virtual para discutir os esforços contínuos de proteção da Amazônia, a maior floresta tropical do mundo e um baluarte fundamental contra as mudanças climáticas.

— Em proteção de nossa soberania, de nossa soberania ambiental, estamos mais unidos do que nunca para que as ações que incorporamos ao nosso plano tenham financiamento, tenham viabilidade e tenham o impacto desejado — disse o presidente colombiano, Iván Duque, em seu discurso de abertura.

Incêndios generalizados no ano passado geraram uma preocupação crescente sobre a Amazônia, onde focos de fogo estão surgindo novamente.

Os sete países assinaram no ano passado um pacto para proteger a Amazônia por meio da coordenação de resposta a desastres e monitoramento por satélite.

Os países pedirão ao BID que — elabore, estruture, implemente e administre a Iniciativa de Financiamento para o Desenvolvimento Sustentável e a Bioeconomia da Amazônia — afirmaram em comunicado conjunto. Os recursos virão de bancos públicos, privados e multilaterais, mas nenhum valor em dólares foi especificado.

A iniciativa visa — garantir a melhor canalização e execução dos recursos de todos os mecanismos de financiamento disponíveis — acrescenta o comunicado.

O fundo fornecerá recursos para ajudar a mudar os padrões de produção, apoiar atividades econômicas sem desperdício, auxiliar cidades sustentáveis, infraestrutura e turismo e combater atividades ilegais. | Reuters.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira