Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/11/2020 - 09:10

Plastivida participa da campanha “Mar limpo é vida” para o Dia da Amazônia Azul

Há quase dez anos, a Plastivida, por meio do convênio com o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP), tem se debruçado sobre a questão dos resíduos nos mares para endereçar ações efetivas para a solução desse problema

Entre os dias 16 e 20 de novembro, a Plastivida, por meio do “Fórum Setorial dos Plásticos por um Mar Limpo”, que é resultado do convênio da entidade com o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP), participará da campanha “Mar limpo é vida” para o Dia da Amazônia Azul, evento que tem por objetivo criar ações de conscientização sobre a importância do combate ao lixo no mar, para a melhoria das condições de vida na Baía de Guanabara e de seu entorno. O “Dia Nacional da Amazônia Azul”, instituído pela Lei nº 13.187, de 11 de novembro de 2015, mesmo dia que entrou em vigor a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, é a homenagem da nação brasileira ao mar que nos pertence: a “Amazônia Azul”.

Em sua participação, a Plastivida realizará atividades informativas e educativas para promover o uso responsável e o descarte adequado dos plásticos, baseadas no “Programa enTenda o Lixo”, que promove o envolvimento da sociedade nas questões ligadas às boas práticas de consumo e descarte de resíduos.

Outra ação que será realizada para o envolvimento, principalmente do público infantil, é o lançamento da história em quadrinhos “Mariana e a redescoberta da Baía de Guanabara”. Trata-se da sequência da HQ “Mariana e a batalha contra os Super Macabros”, que retrata sobre uma menina da vida real, preocupada com a limpeza da praia em que mora, e que será distribuída durante o evento, pela Plastivida em parceria com a Activas, empresa com mais de 30 anos no mercado de distribuição de resinas termoplásticas e sempre pautada na sustentabilidade.

Outras ações que serão realizadas nos dias do evento são a apresentação da Banda da Marinha na estação das Barcas do Rio; exposição de faixas e banners educativos sobre o consumo responsável e o descarte correto dos resíduos sólidos urbanos; exibição de vídeos da Amazônia Azul, da Baía de Guanabara e do combate ao lixo no mar nos telões das estações e televisões das embarcações; Leitura de textos de conscientização sobre o combate ao lixo no mar pelo locutor das barcas extraídos do livro “Lixo nos mares: do entendimento à solução”, um produto do convênio da Plastivida com o IOUSP e que pode ser acessado pelo endereço: catedraoceano.iea.usp.br/oceanoteca.

Segundo Miguel Bahiense, presidente da Plastivida, há quase 10 anos, a Plastivida tem estudado cientificamente a questão dos resíduos no mar. “Fomos pioneiros em mobilizar a cadeia produtiva e promover a discussão dessa temática com diversos atores da sociedade como o poder público, academia, indústria, varejo, formadores de opinião, mostrando o envolvimento do setor dos plásticos nessa questão fundamental ao desenvolvimento sustentável da sociedade”, afirma o executivo.

A campanha tem o apoio da Marinha do Brasil, da Cátedra Unesco para Sustentabilidade do Oceano da Universidade de São Paulo, da Plastivida e do “Fórum Setorial dos Plásticos por um Mar Limpo”, do Instituto Costa Brasilis e da CCR Barcas, também parceira da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM). | www.plastivida.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira