Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/05/2008 - 09:39

CESP realiza curso de Gestão de Áreas Naturais Protegidas


Ações do plano de manejo, noções de operação, manutenção de máquinas e segurança do trabalho foram alguns dos temas do curso .

A Companhia Energética de São Paulo (CESP) realizou nesta semana em Paulicéia, na sede da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Foz do Aguapeí, o curso de Gestão de Áreas Naturais Protegidas. O evento foi direcionado para os empregados da Companhia que atuam nas áreas de implantação das unidades de conservação.

Temas - No curso foram abordados conceitos e objetivos das áreas protegidas, ações do plano de manejo, noções de operação e manutenção de máquinas e implementos das unidades de conservação. Também foram abordadas funções dos empregados nas reservas, noções de primeiros socorros, segurança no trabalho, combate e prevenção a incêndios e atividades de campo.

Público - Ministrado por especialistas da CESP, o curso capacitou aproximadamente 40 pessoas que prestam serviços diretamente nessas unidades. Participaram empregados da CESP, ONG´s da Apoena, de Presidente Epitácio, e da Econg de Castilho e do Instituto Florestal do Estado de São Paulo.

Histórico e objetivos - O programa de unidades de conservação implantado pela CESP nas unidades visa garantir as boas condições da qualidade da água e estabilidade dos solos nas áreas protegidas no entorno dos reservatórios da Companhia.

O programa propicia pesquisa científica, educação ambiental e recreação; proteção de ecossistemas terrestres, palustres e aquáticos; preservação da fauna, incluindo as espécies ameaçadas de extinção; além de manutenção da diversidade genética.

Atualmente a CESP administra cinco unidades de conservação, que estão sendo instaladas nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Das cinco, três estão na categoria de parques estaduais, com aproximadamente 87.000 hectares: Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (MS), Parque Estadual do Rio Aguapeí (SP), e Parque Estadual do Rio do Peixe (SP). As outras duas unidades são caracterizadas como Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPN), com aproximadamente 27.000 hectares. São elas RPPN Cisalpina (MS) e RPPN Foz do Aguapeí (SP).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira