Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/03/2021 - 07:32

Voith comemora o Dia Mundial da Água


A data, celebrada desde 1993, conscientiza sobre o consumo e preservação do recurso natural. A Voith Hydro é comprometida com o fornecimento de tecnologias sustentáveis nos mercados em que atua. Empresa comemora o Dia Mundial da Água com campanha nas mídias sociais.

Vital para o consumo, para a sobrevivência da biodiversidade e para gerar energia elétrica. Sem a água, o desenvolvimento e a sobrevivência da humanidade não seriam possíveis. Embora a Terra seja coberta em mais de 70% por água, apenas 3,5% é água doce.

Por isso, o Dia Mundial da Água, neste 22 de março, é uma celebração tão importante das Organizações das Nações Unidas (ONU), com foco no uso consciente e responsável deste recurso. Um alerta para aperfeiçoar nossos processos de desenvolvimento e diminuir os efeitos para o meio ambiente.

A água também é responsável por 16% da geração de energia global, e representa aproximadamente dois terços de toda a geração de energia renovável. Somente as usinas hidrelétricas são responsáveis por 80% de toda geração de energia renovável do mundo. Juntamente com a solar e a eólica, a energia hidrelétrica promove a geração de energia limpa e confiável.

Uma pesquisa da Agência Internacional de Energia (IEA) indicou que a demanda global por energia aumentará 30% até 2040, e a energia hidrelétrica torna possível atender essa demanda sem emissão de gases do efeito estufa.

De acordo com a Associação Internacional de Hidrogeração (IHA), hidrelétricas contribuem para a distribuição de água por meio de sua infraestrutura de reservatórios e represas. A gestão sustentável dessas estruturas permite armazenar esse valioso recurso natural para garantir, entre outros, o abastecimento de água à população, o controle de inundações e a irrigação, até mesmo em períodos de seca.

No Brasil, 77% de toda a energia gerada vem de hidroelétricas. Com esse recurso, o país evitou a emissão de toneladas de CO2 provenientes de usinas termoelétricas para o meio ambiente.

Itaipu, usina hidrelétrica binacional na fronteira entre Brasil e Paraguai, é uma potência na geração de energia renovável. Hoje Itaipu gera energia para mais de 21 milhões de brasileiros.

Também gera sustentabilidade. O complexo recebe por ano mais de um milhão de visitantes de dezenas de países. O passeio pela usina ensina sobre a importância do uso da água como fonte de energia renovável.

A manutenção de Itaipu traz resultados que impactam também a biodiversidade de toda a região. São mais de 100 mil hectares de matas protegidas nos dois países. E preservação de ecossistemas terrestres e aquáticos.

A Usina Hidrelétrica Paulo Afonso, no complexo hidrelétrico de Paulo Afonso, instalada no Rio São Francisco, na Bahia, foi construída e é administrada pela Companhia Hidrelétrica do Rio São Francisco (Chesf). É a quarta maior em potência no Brasil e, em 2020, forneceu 11’681,10GWh. Isso significa, considerando o consumo médio por pessoa, que Paulo Afonso gerou energia para cerca de 5 milhões de brasileiros.

Além dessas, o Brasil possui outros importantes projetos hidrelétricos, como Lajeado, Xingó, Estreito, Teles Pires, Ilha Solteira e Santo Antônio.

Na Etiópia com a construção da Hidrelétrica Gilgel Gibe II, a capacidade hídrica do país aumentou em mais de 50%. Na Índia, 500 cidades e vilarejos passaram a ter fornecimento contínuo de eletricidade. Na Usina Hidrelétrica Três Gargantas, na China, 20 mil pessoas trabalharam.

Atualmente, a Voith Hydro está envolvida em diversos projetos hidrelétricos em todo o mundo e, assim, contribui para a geração de energia renovável que promove o desenvolvimento sustentável e melhora a qualidade de vida das pessoas. As usinas hidrelétricas usam a água que flui nos rios do mundo para gerar energia e promover o progresso econômico e social.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira