Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/03/2021 - 07:45

Passarelli realiza obra de saneamento básico na Baía de Guanabara


Obra de saneamento básico vai permitir que mais de mil litros por segundo de esgoto deixem de ser despejados na Baía de Guanabara, o equivalente a 50 piscinas olímpicas por dia, e vai beneficiar mais de 450 mil pessoas.

Iniciadas em março de 2020, as obras do Coletor Tronco Faria-Timbó vão beneficiar 456 mil pessoas. 6,1 Km de Coletor Tronco serão instalados no Rio de Janeiro até o fim do prazo contratual, previsto para dezembro de 2021. — Mais de R$ 134 milhões estão sendo investidos no projeto que vai permitir que 1.049 litros por segundo (l/s) de esgoto deixem de ser despejados diretamente na Baía de Guanabara — destaca Cássio Penteado Serra Neto, Gerente de Obras da Passarelli Engenharia e Construção. As obras integram o Programa de Saneamento Ambiental (PSAM), da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro (SEAS), levando o esgoto que antes era despejado na natureza para tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto Alegria (ETE Alegria).

O Coletor Tronco Faria-Timbó está inserido na sub-bacia do Canal do Cunha, uma das áreas mais poluídas da Baía de Guanabara. O canal coleta a água de rios que atravessam áreas muito povoadas dos subúrbios, como os bairros de Cascadura, Piedade, Lins de Vasconcelos, Engenho de Dentro, Inhaúma, Maria da Graça e São Cristóvão.

O rio Faria-Timbó forma uma fronteira natural entre as zonas Norte e Oeste do Rio, atravessando as favelas de Manguinhos e o Complexo da Maré, antes de desaguar no Canal do Cunha e consequentemente na Baía de Guanabara. Lar de um terço da população da cidade e de quase metade dos moradores de favelas do Rio de Janeiro, a zona Norte é a região mais populosa e mais densamente habitada do município: 1/3 da população do município do Rio de Janeiro, quase 1.200.000 habitam a região.

Cassio destaca ainda que o Projeto é um passo fundamental para a despoluição da Baía de Guanabara, mas alerta que a solução definitiva requer a continuidade do programa e a viabilização de novas obras que incluem despoluição dos rios de 24 bacias hidrográficas: — o novo Marco do Saneamento é um grande avanço para ajudar a ampliar a oferta de saneamento básico no Rio de Janeiro, onde cerca de 35% dos esgotos ainda não são tratados—.

Para além da atuação da iniciativa privada em parceria com os governos, Cassio defende uma ampla conscientização da comunidade para que o processo de despoluição seja bem sucedido: — o papel da sociedade deve ser atuante tanto na fiscalização e cobrança junto aos órgãos municipais, estaduais e federais, quanto junto às empresas responsáveis pelo saneamento na região em que moram. Mas, principalmente, suas ações no dia a dia, como jogar o lixo no local correto, defender e preservar o meio ambiente e o consumo consciente, podem definir o destino da Baía — avalia.

No entanto, o Gerente reconhece que um dos maiores desafios da nação é despertar os moradores para um comportamento cidadão, principalmente em áreas desprovidas de urbanização completa e adequada, diante de todas as necessidades e dificuldades.

Inovação — Inovadora, a obra utiliza um processo para escavação do túnel em rocha com o primeiro Shield do Brasil capaz de escavar neste tipo de material, com 1,85m de diâmetro externo e 1,5m de diâmetro interno. Para garantir a segurança, o equipamento é abastecido com uma câmara hiperbárica, caso haja a necessidade de uma manutenção frontal. O equipamento também tem conexão via internet com os técnicos alemães, fabricantes do equipamento, com acesso à operação para identificar e reparar problemas técnicos em tempo real, diretamente da fábrica.

Um sistema inovador para deságue da lama, proveniente da escavação dos trechos em solo permite uma economia de 85% do volume no consumo de água originalmente previsto. Durante o processo de escavação do Shield em solo, uma bomba injeta continuamente água na frente do equipamento enquanto é feita a perfuração do solo. A lama escavada é transportada por meio de bombas para a superfície, e posteriormente, por caminhões até a central de deságue, que fica no canteiro de obras. Então a lama é inserida em bolsões geotêxtis, juntamente com polímeros aglomerantes. A água é escoada através dos poros desses bolsões e o material sólido é retido em seu interior. Assim a água pode ser reaproveitada no próprio processo de escavação.

Cidade Nova — Em abril de 2020, o Consórcio sob a liderança da Passarelli concluiu na totalidade as obras de implantação do Coletor Tronco Cidade Nova, também uma obra do Programa de Saneamento Ambiental (PSAM). Foram 4,1 km para interligar ao Sistema Alegria. Ao todo, 750 litros por segundo (l/s) de esgoto deixaram de ser despejados diretamente na Baía de Guanabara, beneficiando 163 mil pessoas. Essa fase exigiu um investimento de R$ 85 milhões.

A Passarelli — Fundada em 1932, a Passarelli é uma das maiores empresas do Brasil em soluções inteligentes e completas de Engenharia e Construção, sempre pautada em seus valores e na busca incessante por inovação. A empresa oferece serviços em três áreas de negócios: imobiliária, edificações e infraestrutura. Desde a década de 1960, é responsável por inúmeras obras de saneamento, atuando como especialista em projetos de Norte a Sul do País.

Em seu portfólio conta com importantes empreendimentos industriais e logísticos, como o centro de R&D da Stihl (RS) e o Centro de Distribuição da Tetra Pak (SP) e, na área imobiliária, já entregou mais de 40 condomínios residenciais, com um total de sete mil apartamentos, além das unidades comerciais.

Com uma equipe de profissionais especializados dedicados, atualmente atua nas obras de edifícios como Nova Paulicéia e Good Life e, para este ano, prevê atuação em outros cinco empreendimentos. Em infraestrutura, realizou relevantes obras de saneamento em todo o País, incluindo adutoras, estações de tratamento de água e esgoto, como a ETE Barueri (SP) e o Sistema Gênesis em São Paulo (SP). A Passarelli também oferece produtos e serviços por meio de outras duas empresas: HBSP, locadora de equipamentos e Shields, e a IouTility, focada no segmento de Internet das Coisas (IoTs), com recursos de alta tecnologia para o mercado B2B. Na área social, mantém, há dez anos, o Instituto Sylvio Passarelli, atuando em prol de crianças e jovens por meio do tripé da autonomia, conhecimento e dignidade.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira