Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/05/2021 - 09:47

Parlamento Europeu apela à União Europeia para se livrar das emissões de CO2

Do transporte marítimo até 2050. Solicitaram também que as emissões do setor sejam reduzidas em 40% até 2030.

O Parlamento Europeu solicitou numa resolução não vinculativa que a União Europeia deduzisse 40% das emissões do transporte marítimo até 2030 e se livrasse do CO2 até 2050. Da mesma forma, a Câmara Europeia exorta o Executivo comunitário a assegurar que os investimentos relacionados com o a descarbonização do setor marítimo também cumpre “os princípios-chave de uma transição justa, incluindo a criação de empregos de alta qualidade e sólidas medidas de saúde e segurança para todos os trabalhadores”, informou a EFEverde .

Por via marítima, entram 90% das importações da UE, razão pela qual “é necessário limitar e regular as emissões do transporte marítimo, e não só é necessário regular as emissões de CO2, mas também as emissões de enxofre, metano, óxido de nitrogênio e partículas, "disseram os eurodeputados numa resolução aprovada ontem à noite por 453 votos contra 92 e 154 abstenções e que o Parlamento Europeu informou na quarta-feira em um comunicado.

O transporte marítimo produz 940 milhões de toneladas de CO2 por ano, o que representa 2,5% das emissões globais de gases de efeito estufa (GEE), além da utilização de óleo combustível pesado (HSFO), que é "um dos combustíveis mais poluentes do mercado". E, na ausência de medidas "drásticas", as emissões deste setor deverão aumentar entre 50% e 250% até 2050, sublinham os eurodeputados.

Entretanto, está a ser revisto um sistema de monitorização, comunicação e verificação das emissões de CO2 do transporte marítimo, com o objetivo de reduzir as emissões de GEE do transporte marítimo nas águas da UE.

A resolução também insta a CE a usar "seu peso" na Organização Marítima Internacional para alcançar "um plano para compensar as emissões de carbono no transporte marítimo internacional e garantir um caminho realista para reduzir as emissões".

Os eurodeputados exortam a Comissão a promover o "objectivo de poluição zero nas docas e a promover o desenvolvimento e implantação de soluções multimodais limpas nos portos", bem como a integração de "sistemas de propulsão alternativos, incluindo eólicos e solares".

Entre outras medidas, os eurodeputados pedem também que Bruxelas "adopte medidas rápidas para regular o acesso aos portos da UE para os navios mais poluentes". | MundoMarítimo

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira