Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/05/2008 - 09:39

Petrobras investe para atuar com excelência na Amazônia


A exploração, produção, refino e distribuição de petróleo e derivados e gás natural na Amazônia exigem que a Petrobras opere com excelência no que se refere a responsabilidade social e ambiental. A forma como a companhia se estrutura para gerenciar projetos que contribuem para garantir esse compromisso foi o tema da palestra do geólogo Edson Cunha, do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), realizadano dia 28 de maio (quarta-feira), no painel Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, durante a Conferência Internacional Ethos 2008.

Edson Cunha apresentou as atividades desenvolvidas pelo Centro de Excelência Ambiental da Petrobras na Amazônia (Ceap Amazônia), criado em 2007 como um instrumento de gestão do conhecimento, destinado a integrar as parcerias da Companhia na região, que envolvem universidades, instituições de pesquisa, órgãos governamentais, ONGs e agentes econômicos. Até o momento, o Centro reúne cerca de 25 projetos de pesquisa e desenvolvimento e 650 pesquisadores. Até 2012, estão previstos investimentos de cerca de R$ 500 milhões por parte da Petrobras.

“Essa iniciativa reflete a crescente preocupação da Petrobras com o desenvolvimento de seus negócios em bases sustentáveis. Para a Companhia, a iniciativa significa a união da vanguarda tecnológica e do conhecimento científico ao compromisso de responsabilidade social e ambiental necessários à atuação sustentável da empresa na região. A Amazônia concentra em sua extensão de 280 milhões de hectares, cerca de metade de toda a biodiversidade identificada no planeta”, explica Edson Cunha.

O Ceap Amazônia reúne dados obtidos por intermédio das pesquisas realizadas na Amazônia. Nele estão agregados, por exemplo, informações sobre modelagem hidrodinâmica dos rios da região, mapas de sensibilidade ambiental a derrames de petróleo e estratégias de contingência. Esse conhecimento nos auxilia em nossas operações de exploração e produção, transporte fluvial, refino e distribuição, de modo a atuarmos com segurança e sem impacto ambiental. Todos os projetos estão sendo estruturados em núcleos temáticos, para facilitar a captação e aplicação de recursos e aumentar a sinergia.

Iniciativa de sucesso - Uma das iniciativas englobadas pelo Ceap é o Projeto Piatam (Inteligência Sócioambiental Estratégica da Indústria do Petróleo na Amazônia), apoiado pela Petrobras e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e coordenado tecnicamente pela Universidade Federal do Amazonas e institucionalmente pela área de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Petrobras e pelo Cenpes. O projeto monitora as atividades de transporte de petróleo e gás natural oriundos de Urucu, a segunda maior província terrestre brasileira, localizada em plena Floresta Amazônica.

São mais de 200 pesquisadores, que quatro vezes por ano realizam excursões, durante as diferentes estações hidrológicas do Rio Solimões (cheia, seca, vazante e enchente), percorrendo cerca de 400 quilômetros e pesquisando nove comunidades ribeirinhas. Os dados e amostras coletados são integrados em um sistema de informações georreferenciadas, permitindo a criação de mapas de sensibilidade ambiental, que podem auxiliar a indústria petrolífera no caso de acidentes, dando suporte às ações do Centro de Defesa Ambiental da Petrobras na Amazônia.

Estruturação socioeconômica - Desde 2005, os pesquisadores do Piatam buscam alternativas para o desenvolvimento agrícola e social das comunidades. Entre essas ações, que incluem oficinas de capacitação de liderança e o desenvolvimento de hortas comunitárias, estão previstas atividades para melhorar o processamento da malva e da juta para comercialização. O Projeto já entregou seis máquinas de desfibrar malva e juta aos moradores de três comunidades estudadas pelo projeto, estabelecidas ao longo do Rio Solimões. A aplicação da nova tecnologia vai tornar menos cansativo e perigoso o processo produtivo das fibras nas comunidades de Nossa Senhora das Graças, Bom Jesus do Paraná de Iauara e Santo Antônio. Esse projeto também tem apoio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.

Programação – A Petrobras na Conferência Internacional 2008.: Dia 29/05/08 – Quinta-feira, das 17h30 às 19h – Mesa-redonda – Desafio Intersetorial para a Gestão Sustentável das Emissões. Participante: Frederico Kremer – Gerente de Soluções Comerciais da Área de Abastecimento da Petrobras.

Dia 30/05/08 – Sexta-feira, das 9h às 12h – Oficinas de Comunicação de Progresso do Pacto Global Participante – Adriano Lima – Jornalista da área de Orientação e Práticas de Responsabilidade Social da Petrobras.

De 27/05/08 a 30/05/08 – Terça a sexta-feira, Mostra de Tecnologias Sustentáveis, com a participação dos seguintes projetos patrocinados pela Petrobras: Empreiteira Lua Nova, de São Paulo, e Agroindústria de Aproveitamento Total do Coco Babaçu, do Ceará.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira