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29/05/2008 - 09:39

Novo amaciante concentrado da Unilever beneficia meio ambiente


Comfort Concentrado ajuda a minimizar os impactos na natureza e gera benefícios aos consumidores e varejo.

A Unilever, cada vez mais empenhada em investir no desenvolvimento de produtos menos agressivos ao meio ambiente, que reduzam o uso de matéria-prima e evitem o aumento do volume de embalagens pós-consumo, acaba de iniciar a migração de amaciantes diluídos para concentrados. Neste mês de maio, o mercado brasileiro recebe o Comfort Concentrado, com a mesma qualidade de Comfort, numa embalagem reduzida, com um custo aproximadamente 20% menor para a consumidora e que gera uma série de benefícios ao meio ambiente, incluindo redução de água, energia e plástico em sua composição e consumo.

“Acreditamos que a responsabilidade socioambiental deva permear a própria essência dos negócios e realizar as atividades empresariais de forma sustentável é premissa que a Unilever considera essencial para crescer. O novo Comfort Concentrado demonstra esta determinação e reitera a missão da companhia, que é levar vitalidade ao dia-a-dia das pessoas”, declara Luiz Carlos Dutra, vice-presidente de Assuntos Corporativos da Unilever. “O consumidor, ao escolher hoje um produto, busca não apenas qualidade e preço, mas o comprometimento socioambiental da empresa que o fabrica”, aponta.

Novo Comfort Concentrado - Comfort Concentrado, quando comparado com Comfort diluído, apresenta diversos benefícios para o meio ambiente do início da cadeia produtiva até chegar à casa da consumidora. Considerando que todo volume de Comfort diluído fosse convertido a concentrados em número de lavagens, a inovação geraria os seguintes benefícios:

No produto – uma economia de 79% de água na sua fórmula, que equivalem a 30,5 piscinas olímpicas ao ano. A embalagem é menor, gerando uma economia de 58% de plástico por ano, cerca de 1.600 toneladas, diminuindo assim vários impactos ambientais como emissões e consumos associados à embalagem.

No transporte – uma redução de 52% em caixas de papelão, conseqüentemente, de desperdício de materiais; redução de 67% em pallets e 67% de caminhões a menos nas estradas, diminuindo veículos nas ruas, gastos com combustível e a emissão de poluição no ar.

Para a consumidora – a consumidora terá o produto com a mesma qualidade reconhecida de Comfort por aproximadamente 20% a menos no preço. Menor e mais leve, a embalagem também é mais fácil de carregar e armazenar, otimizando o espaço na casa da consumidora, além de ser um produto que contribui para minimizar os impactos no meio ambiente.

Sustentabilidade é premissa da Unilever - Inovação é apenas um das etapas da plataforma de sustentabilidade da companhia. Tudo começa bem antes do produto chegar à gôndola, com uma preocupação de atuar com responsabilidade do começo ao fim da cadeia produtiva de um produto. São compromissos da Unilever: desenvolver produtos menos agressivos ao meio ambiente, escolher fornecedores responsáveis, otimizar o uso de matéria-prima e transporte, criar soluções para economizar água e energia nas fábricas, criar formas de trabalho mais eficientes, que se adaptem à realidade das pessoas, sempre respeitando as necessidades e culturas locais, e garantir qualidade de vida dos colaboradores e da comunidade. Alguns exemplos:

Manufatura – A empresa está atenta à utilização de fontes renováveis de energia nas operações – mais da metade da energia consumida pela Unilever Brasil provém de fonte renovável. A fábrica de Goiânia, a maior de alimentos do mundo da Unilever, gera vapor pela caldeira a partir de biomassa (cavaco, cana e sementes do tomate) – e ao reuso e tratamento de água – de 2003 a 2007, as fábricas reduziram o consumo de água em 32%. Na prática, o volume de redução foi de mais de 2.000.000 metros cúbicos, o equivalente a mais de 800 piscinas olímpicas.

Reciclagem – A Unilever recicla 96% dos resíduos gerados nos processo produtivo. Apenas 4% seguem destino para aterro e uma reduzida parcela para incineração, como os resíduos de laboratórios e ambulatórios. Ao consumidor, a empresa desenvolve e incentiva projetos de coleta de embalagens pós-consumo, educação ambiental e consumo consciente. É referência por sua eficiência e ações pró sustentabilidade, trabalhando os hábitos de consumo dos brasileiros e as mudanças de atitude.

Ações de responsabilidade social – Por ano, a empresa investe cerca de R$ 18 milhões em projetos sociais. Como destaque, podemos citar os projetos sociais Infância Protegida e Rural Responsável, que atuam no estado de Goiás pela erradicação do trabalho infantil nas lavouras de tomate, de fornecedores da Unilever, e para garantir os direitos dos trabalhadores rurais; o Programa Rexona-AdeS-Esporte Cidadão, que trabalha a educação por meio do esporte com jovens carentes, além das ações sociais junto às comunidades onde as fábricas da companhia estão inseridas, como o Criando com Palitos (Kibon), a Lavanderia Comunitária (Omo) e o Projeto Conviver.

Embalagens – Há vários exemplos de desenvolvimento de embalagens, como a redução do tamanho da embalagem de Omo, que evitou o corte de 2,4 mil árvores por mês e reduziu o consumo de combustível no transporte interno e externo em 9%; a eliminação de tampa nas embalagens Rexona, a mudança de vidro para PET das embalagens Hellmann´s, gerando uma economia anual de 1.029 toneladas de vidro e uma economia de 25.738 litros de água, equivalente a 10 piscinas olímpicas; a criação de produtos com otimização de embalagens, concentrado-os – como o novo Comfort Concentrado - ou de maior volume por unidade – como DOVE 700ml.

Prêmios – Em 2004, 2005 e 2007, a Unilever recebeu o reconhecimento pela Revista EXAME no guia de Sustentabilidade, em 2006 o certificado de empresa sustentável pela Revista Meio Ambiente Industrial, agora em 2008 foi premiada em 2º lugar no prêmio de Preservação e Reuso de Água fornecido pela FIESP.

Limpeza sustentável - A nova embalagem de Omo consome 10% menos recursos naturais. Mais leve e menor, ela facilita também o transporte, gerando uma economia de 9% no consumo de combustível. Já o Comfort Fácil Enxágue reduz em 66% o consumo de água durante o uso e, devido ao menor número de ciclos de enxágüe, proporciona um menor consumo de água e energia, gerando benefícios para o meio ambiente e para o bolso do consumidor. Os resultados deste investimento em pesquisas e tecnologia são marcas cada vez mais alinhadas ao uso sustentável de matérias-primas.

Cuidados com o corpo e com o meio ambiente - É possível cuidar do corpo e contribuir para preservação do meio ambiente? A Unilever acredita que sim. Prova disto são os produtos da linha de higiene e beleza da companhia, como o desodorante Rexona, que possui embalagens recicláveis. Outra escolha responsável para o cuidado pessoal é o creme dental Close-Up - pioneiro ao estampar na embalagem o símbolo da reciclagem, incentivando o correto descarte do produto. Já Seda, líder de mercado na categoria de shampoos, reduziu o peso por unidade no consumo de plástico, o que representa cerca de 11 mil quilos de matérias-primas economizadas.

Meio ambiente no palito - O picolé Kibon, adorado por milhões de brasileiros, é também defensor da natureza. A marca da divisão de sorvetes da Unilever investe constantemente em inovações de produtos e sabores e está totalmente alinhada ao conceito da corporação para garantir o menor impacto ambiental possível durante a cadeia produtiva. Os palitos utilizados nos picolés de Kibon são provenientes de madeira de reflorestamento e as embalagens de sorvetes para consumo em casa podem ser, além de recicladas, utilizadas no dia-a-dia da cozinha indo da geladeira e ao microondas, entre outros usos.

Tendência de mercado - Concentrados são uma tendência de mercado. Nos Estados Unidos, com a entrada do detergente líquido concentrado All Small & Might, comercializado pela Unilever, houve, em um ano, uma economia de mais de onze milhões de litros de água, mais de 30 mil litros de Diesel e um milhão de gramas de resina plástica. Na área de distribuição, houve uma redução de mais de 16 mil pallets, um milhão de caixas de papelão e mil horas usadas para descarregamento de caminhões.

Todos estes ganhos incentivaram a Unilever a apostar no desenvolvimento de Comfort Concentrado no Brasil, que demanda uma mudança de hábito no consumo. Isso envolverá um trabalho de instrução com as consumidoras para que elas entendam a nova dosagem para usar o produto. Hoje, a recomendação de dosagem do Comfort de 2 litros diluídos é de duas tampas para uma máquina de lavar de 5kg de roupas. Com o novo Comfort Concentrado, a consumidora precisará usar apenas meia tampa para lavar esta mesma quantidade de peças.

Comfort Concentrado - O amaciante terá três variantes de perfume com uma assinatura sofisticada: Original, com refrescantes notas frutais e inspirado nas tendências atuais de perfumaria fina; Vibrant, uma combinação de elementos florais e Ellegance, com notas de Almiscar e Baunilha.

Concentrado será distribuído inicialmente nos mercados das regiões Sul e Sudeste ao preço sugerido ao consumidor de R$ 4,90.

Unilever - Atualmente com 12 fábricas localizadas nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Pernambuco e cerca de 12 mil funcionários – o que perfaz um total de 174 mil pessoas nos mais de 100 países onde a empresa atua –, a Unilever é detentora de marcar líderes como Omo, Dove, Lux, Hellmann’s, Lipton, Kibon, Arisco e Knorr. A Unilever Brasil encerrou o ano de 2007 com um faturamento de R$ 9,7 bilhões e se mantém como a terceira maior operação da Unilever no mundo, atrás somente dos Estados Unidos e da Inglaterra. O faturamento global da companhia foi de 40.2 bilhões.

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