Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/09/2021 - 07:55

Platts lança cálculos de intensidade de carbono bruto

E prêmios diários de compensação de carbono para 14 campos de petróleo no mundo. Dentre os campos de petróleo está o de Tupi, no Brasil.

A S&P Global Platts (Platts), fornecedora líder independente de informações, análises e preços de referência para os mercados de commodities e energia, anunciou no dia 27 de setembro (segunda-feira), que, a partir de 1º de outubro, lançará os primeiros prêmios diários de compensação de carbono juntamente com cálculos mensais de intensidade de carbono para 14 principais campos de petróleo bruto em todo o mundo. Os cálculos de intensidade de carbono marginal (carbon intensity, CI na sigla em inglês) para diferentes campos de petróleo ajudarão produtores, investidores, acionistas e compradores a entenderem melhor os atributos de emissão do petróleo, onde ao longo do tempo a intensidade de carbono do processo de produção pode se tornar o atributo do próprio petróleo, como a densidade do petróleo bruto e quanto enxofre está incluído.

O maior escrutínio da intensidade de carbono upstream associada à produção de combustíveis fósseis levou investidores, consumidores e produtores a procurarem reduzir sua pegada de carbono ou emissões, o que resultou em uma demanda crescente por "petróleo bruto de baixo carbono". Calcular a intensidade de carbono de diferentes commodities se tornou uma das maneiras como o mercado começou a medir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) de tipos específicos de produção. O petróleo produzido com uma quantidade menor de emissões de GEE tem uma intensidade de carbono menor do que o petróleo produzido com emissões mais altas. Por sua vez, o petróleo produzido com maior volume de emissões de GEE apresenta maior intensidade de carbono. Consequentemente, aqueles com alto índice de CI acarretarão um maior prêmio de intensidade de carbono e exigirão um maior volume de créditos de carbono voluntários para compensar as emissões do que aqueles com um menor CI.

Deb Ryan, Chefe de Análise de Mercado de Baixo Carbono da S&P Global Platts, disse: — O petróleo e o gás continuarão fazendo parte da matriz energética nas próximas décadas. Para que o mundo cumpra as metas ambiciosas de redução de emissões, um valor premium deve ser associado aos ativos de petróleo e gás de menor intensidade de carbono, uma vez que esses combustíveis fósseis continuam a desempenhar um papel na matriz energética geral. Ao lançar valores de intensidade de carbono e preços premium, a Platts está trazendo a transparência tão necessária ao mercado. A consciência dos valores de intensidade de carbono - ao trabalhar em conjunto com os mercados de carbono, tanto voluntários quanto baseados em compliance, irá acelerar os investimentos em projetos que reduzirão ou evitarão as emissões de gases de efeito estufa no futuro—.

Paula VanLaningham, chefe Global de Carbono da S&P Global Platts, disse: — O interesse do mercado na intensidade do carbono e as negociações recentes para contabilizar as emissões de carbono são passos importantes na direção certa. O cálculo da intensidade de carbono para campos de petróleo permite uma maior compreensão da respectiva pegada de carbono, o que possibilita que os participantes do mercado se concentrem na utilização dos ativos de carbono mais baixos. A redução significativa das emissões geradas pela indústria de petróleo e gás é fundamental para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Nossos novos cálculos de intensidade de carbono fornecem uma nova transparência em um primeiro passo importante para impulsionar uma evolução adicional nesta área—.

A partir de 1º de outubro, a Platts começará a publicar avaliações mensais da intensidade de carbono do campo de petróleo bruto em quilogramas de dióxido de carbono equivalente por barril de óleo equivalente (kgCO2e / boe); avaliações mensais da intensidade de carbono no transporte ao longo de uma rota relevante por petróleo bruto em quilogramas de dióxido de carbono equivalente por barril (KgCO2e / b); e avaliações diárias em $ / boe e $ / b, respectivamente, usando a avaliação de crédito de carbono voluntária diária do Platts Carbon Removal Credit (CRC).

O cálculo de intensidade de carbono upstream da Platts mede o impacto das emissões de gases de efeito estufa da produção do poço para o terminal de armazenamento e é projetado para refletir o valor da intensidade de carbono da produção upstream para um tipo específico de petróleo proveniente de um campo de petróleo. A Platts analisa a produção, queima e ventilação, atividades de manutenção, processamento da produção e transporte para o centro de armazenamento para identificar as principais fontes de emissões, relevantes para operações específicas. As emissões geradas durante as fases de exploração e perfuração não estão incluídas atualmente como parte do cálculo de CI upstream da Platts. A Platts usa pesquisas e análises proprietárias para calcular os resultados, com o modelo do Estimador de Emissões de Gases de Efeito Estufa da Produção de Óleo (OPGEE - Oil Production Greenhouse Gas Emissions Estimator) 3.0 como base.

O cálculo de intensidade de carbono de midstream da Platts mede a intensidade de carbono para uma rota de transporte por petróleo bruto do terminal de armazenamento ao centro de refino mais provável.

Os Prêmios de Intensidade de Carbono da Platts são calculados em $ / boe e $ / b respectivamente, com o valor do prêmio de CI calculado usando a Avaliação de Crédito de Remoção de Carbono Platts diária (Platts CRC). |method_carbon_credits.pdf (spglobal.com).

A S&P Global Platts — Principal fornecedora independente de informações e preços de referência para os mercados de commodities e energia, a S&P Global Platts tem clientes em mais de 150 países que contam com a experiência da empresa em notícias, preços e análises para oferecer maior transparência e eficiência aos mercados. A cobertura da S&P Global Platts inclui petróleo e gás, energia, petroquímica, metais, agricultura e transporte marítimo. A S&P Global Platts é uma divisão da S&P Global. | www.spglobal.com/platts/pt

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira