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04/11/2021 - 10:35

Grupo Petrópolis publica relatório de sustentabilidade e destaca ações voltadas ao ASG

Em meio à pandemia, o Grupo inaugurou sua oitava fábrica no país e realizou investimentos em programas que impactaram aproximadamente 40 mil famílias.

O Grupo Petrópolis, maior empresa com capital 100% nacional do setor, com oito fábricas de bebidas e uma de embalagens, além de mais de 24 mil colaboradores, acaba de publicar a sua primeira edição do Relatório de Sustentabilidade referente às iniciativas e projetos do exercício de 2020 da companhia. A publicação, que é considerada uma das mais importantes ferramentas de comunicação sobre a gestão, o desempenho e as ações do Grupo para atendimento dos compromissos assumidos nos pilares do ASG (Ambientais, Sociais e de Governança), está disponível na versão digital no site da empresa: https://bit.ly/3mIcmyj

Já em linha com a Estratégia ASG 2030, o grupo implantou processos para minimizar os riscos ambientais com modelos de gestão e inovação que garantem, além de práticas sustentáveis, uma agenda de iniciativas com foco na redução da emissão de poluentes, do consumo de energia e de água, aumento da eficiência energética, reciclagem, preservação da biodiversidade, consciência ambiental e embalagens sustentáveis. Tudo isso norteado pelas práticas da economia circular, conceito que associa desenvolvimento econômico a um melhor uso de recursos naturais, por meio de novos modelos de negócios e da otimização nos processos de fabricação, priorizando insumos duráveis, recicláveis e renováveis.

Estratégia ASG até 2030 — O Grupo Petrópolis é uma empresa que tem como estratégia o atendimento à sustentabilidade. No decênio 2021-2030, assume compromissos envolvendo inclusão das diversidades, implantação de projetos sociais, melhorias relacionadas à redução e circularização de resíduos, tanto gerados na produção quanto no pós-consumo.

Para os próximos anos o GP já tem estratégias e metas traçadas para o ASG, que incluem: Responsabilidade Ambiental: para garantir a circularização dos resíduos industriais e seu retorno preferencial para a cadeia produtiva do GP, aumentar o conteúdo reciclado nas embalagens, contribuir com o desenvolvimento da viabilidade da cultura do lúpulo no país e reduzir as emissões de gases de efeito estufa, o consumo de água e de energia não renovável.

Responsabilidade Social: Interagir com as comunidades circunvizinhas às nossas operações fabris; conduzir projetos sociais de relevância para a sociedade como um todo e valorizar a diversidade em todos os níveis hierárquicos da organização.

Governança Sustentável: Desenvolver alternativas para assegurar a Logística Reversa pós-consumo e assegurar a Gestão da Sustentabilidade e sua melhoria contínua.

— Entendemos que a sustentabilidade e a inovação caminham juntas e são foco para toda empresa que deseja destacar-se em seu mercado de atuação no Brasil e no mundo. Sustentabilidade envolve a harmonia entre suas três dimensões – ambiental, social e econômica, sendo que estamos comprometidos com a maximização de valor para a sociedade e para nossos colaboradores, além de tornar o planeta melhor para as próximas gerações — destaca o gerente de Sustentabilidade, melhoria contínua e inovação, Alaercio Nicoletti Junior.

Nova Fábrica e Meio Ambiente — O compromisso com a sustentabilidade ficou evidente e é característica encontrada na mais nova fábrica do Grupo Petrópolis, localizada em Uberaba-MG, e inaugurada em agosto de 2020. Com investimentos de aproximadamente R$1 bilhão, a unidade de bebidas é a maior planta fabril da companhia, tem capacidade total produtiva superior a 8,6 milhões de hectolitros de cerveja por ano, ou seja, 860 milhões de litros da bebida, contando com quatro linhas capacitadas para o envase de 256 mil latas e 140 mil garrafas.

Entre as soluções sustentáveis da nova fábrica são destaques o sistema de água de reuso com tanque de armazenagem de até 2 mil m³, a geração de vapor através de caldeiras de biomassa, com sistema de economizador de vapor incorporado e implantação de luminárias em LED, que representa uma economia de até 80% em relação ao sistema de iluminação convencional.

Houve ainda a implantação de tecnologia para a redução de consumo individual (redutor de vazão nas torneiras) e redução do consumo de água nas torres de resfriamento dos pasteurizadores, além de otimização do consumo.

— Em 2020 inauguramos uma nova planta em Uberaba, que foi projetada pensando na sustentabilidade, com redução considerável do consumo de água e energia em relação a uma planta da geração anterior — pontua a vice-presidente do GP, Giulia Faria.

Governança — No relatório constam ainda dados sobre a destinação dos resíduos, seguindo a política nacional de resíduos sólidos e o acordo setorial de embalagens, que estabelece a necessidade de os setores privados fazerem Logística Reversa dos resíduos gerados após o consumo. No Acordo, foi estipulado a obrigação das empresas de bens de consumo comprovar o retorno dos resíduos equivalente a 22% das embalagens colocadas no mercado. Dentre as diversas formas de cumprimento de Logística Reversa, a empresa atua em três formatos: Compra de Créditos de Reciclagem, Instalação e gestão de Pontos de Entrega Voluntária (PEV), e a arrecadação direta de resíduos recicláveis.

Com isso, somente no ano passado, 244 mil toneladas de resíduos foram reaproveitadas, gerando renda de aproximadamente R$ 12,2 milhões, que beneficiou cerca de 1,5 mil pessoas, e ainda 2 mil toneladas de CO² evitados pela não disposição dos materiais em aterros sanitários.

Dentre estes resíduos, em sua maioria orgânicos, estão restos de leveduras, malte, lúpulo e outros ingredientes de bebidas, que geralmente são encaminhados para produção de alimentação animal. Já os resíduos de embalagens de insumos foram enviados para reciclagem.

Destacam-se ainda iniciativas praticadas por outras fábricas do grupo, como o envio de óleo vegetal gerado no refeitório para indústria de sabão, com receita revertida para o Instituto Materno Infantil de Pernambuco, e a utilização de pneus usados pela frota de caminhões para a confecção de grama sintética.

Lúpulo Nacional — No relatório, é destacado também o lançamento do primeiro produto da cervejaria que utiliza lúpulo brasileiro, plantado no Centro Cervejeiro da Serra, em Teresópolis, no Rio de Janeiro. O insumo foi o primeiro do país a obter o termo de conformidade emitido com o aval do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o que demandou investimento em torno de R$4 milhões desde 2017.

A matéria prima deu origem à Cerveja Black Princess Braza Hops, produzida no Centro Cervejeiro da Serra com os primeiros lúpulos plantados e produzidos em área 100% certificada no Brasil (Lúpulo Nacional).

Ações durante a pandemia — O Grupo Petrópolis implantou as medidas de prevenção necessárias, a ampliação da comunicação sobre os cuidados e hábitos seguros, além da adoção do home office e diversas medidas visando diminuir a exposição e o contato entre os colaboradores. A empresa produziu mais de 250 mil unidades de álcool 70% que foram distribuídas, desde março de 2020, para colaboradores do Grupo Petrópolis, além de hospitais, postos de saúde e comunidades das regiões na qual a empresa tem unidades fabris.

A solução antisséptica, envasada em Boituva/SP e Alagoinhas/BA, foi desenvolvida a partir do álcool extraído da produção de sua cerveja zero álcool, contando ainda com parceiros de usinas das respectivas regiões.

Programa #GP com Você — O #GPcomVc foi o programa de apoio a bares e restaurantes realizado pelo Grupo Petrópolis com objetivo de ajudar os estabelecimentos parceiros a se estruturarem perante o cenário de incertezas instalado pela pandemia. Foram fornecidos EPI’s aos colaboradores e estabelecimentos, ajuda com o fluxo de caixa necessário para dar fôlego e garantir suas operações durante este período, melhorias nas estruturas de seus estabelecimentos, assim como suporte nas contas fixas, proporcionando a oportunidade de uma retomada com mais segurança física e econômica.

Os números do programa demonstram o tamanho do impacto causado pelo GP durante a pandemia. Foram investidos cerca de R$ 40 milhões, sendo R$ 3 milhões em infraestrutura e pagamento de conta dos parceiros de 22 estados do país, impactando 40 mil famílias.

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