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09/11/2021 - 09:10

100% dos compactadores de lixo do Grupo Solví estarão com as automáticas Allison


Até o final de 2021. O Grupo pretende que as transmissões Allison estejam presentes em todos os seus vários veículos de lixo dentro de cinco anos.

A Allison Transmission, projetista e fabricante líder de soluções de propulsão de veículos convencionais e eletrificados e o maior fabricante global de transmissões totalmente automáticas para veículos comerciais médios e pesados e de defesa, é parceira do Grupo Solví Essencis há mais de 25 anos. Isso ocorreu a partir de 1997, com a aquisição de 50 caminhões GMC 16.220 equipados com motores Caterpillar, todos com transmissões totalmente automáticas Allison. Hoje, com mais de 40 empresas coligadas e filiais em todo o Brasil e no exterior, o Grupo Solví atua nos mais diversos serviços ambientais como aterros, geração de energia a biogás, gerenciamento de resíduos industriais para grandes empresas e usinas e logística reversa de eletrônicos e baterias, entre outros serviços.

O Grupo Solví opera 24 horas por dia, 365 dias por ano, por meio de suas Unidades de Valorização Sustentável (SRUs) no Brasil, Argentina, Bolívia e Peru, por meio da coleta, tratamento e destinação correta do lixo. São mais de 120 municípios com Bases Operacionais onde a empresa coleta de lixo domiciliar de 9,7 milhões de habitantes e lixo seletivo de 4,2 milhões de habitantes. Isso significa que mais de 3,3 milhões de toneladas de lixo doméstico são coletados anualmente. O grupo também atende 2.700 clientes comerciais e industriais.

Para atender a essa demanda, o Grupo Solví conta com uma frota de 762 caminhões, incluindo modelos de compactadores para coleta de lixo e veículos de apoio. Desse total, 351 compactadores e 42 caminhões de apoio estão equipados com transmissões totalmente automáticas Allison.

— Desde existam modelos que atendem às nossas aplicações, sempre escolheremos os veículos automáticos — afirma Luiz Fernando Brandi Lopes, superintendente de primarização, equipamentos e manutenção do Grupo Solví. —Pretendemos ter uma frota 100% automática nos próximos cinco anos, incluindo caminhões de apoio, caminhões de construção, carga seca, unidades de guincho, multi-carga, caminhões-pipa, tanques e guindastes, entre outros veículos utilizados para diversos serviços—.

Um dos bons exemplos das metas que o Grupo Solví vem buscando é Logística Ambiental de São Paulo S.A. (Loga), uma das principais empresas do grupo. Ela atua na cidade de São Paulo cobrindo 1,3 milhão de domicílios e estabelecimentos, coletando 2,2 milhões de toneladas/ano de lixo, seis mil toneladas diárias de resíduos, atendendo a sete milhões de cidadãos. Até o final de 2021, 100% da frota de 172 caminhões compactadores de lixo da Loga deverá estar equipada com as transmissões totalmente automáticas Allison. A operação da Loga em São Paulo alcança os maiores índices de produtividade do mundo por viagem, com uma média de 10 a 12 toneladas por percurso, podendo chegar a 72 toneladas por dia.

— Lembro que na época, com a compra dos primeiros 50 caminhões, ficamos surpresos com os ganhos de produtividade e a disponibilidade dos veículos, ainda que o consumo de combustível fosse um pouco superior ao dos modelos equipados com transmissão manual. Mas nosso maior problema com os caminhões manuais era a quebra ou desgaste de embreagem, cardã, diferencial, freios, etc., questões diretamente provenientes do anda e para das nossas operações. Portanto, os benefícios que vieram junto com as transmissões automáticas Allison superaram significativamente a diferença no consumo —afirma Lopes.

Outra constatação importante da empresa é que a produtividade do caminhão com transmissão totalmente automática é cerca de 15% a 20% superior aos equipados com câmbio manual, ainda que se leve em consideração variáveis como trânsito, topografia da rota e quantidade de lixo recolhido. Soma-se a isso o fato de o veículo voltar mais cedo para a empresa, o que diminui o número de horas extras a serem pagas.

— Também estamos acompanhando desenvolvimentos existentes da utilização das transmissões Allison em compactadores menores, de 6 m3, basculantes, pipas e demais tipos de equipamentos. Assim como os testes para a utilização das transmissões Allison do modelo 3500 para compactadores 8 x 2 com capacidade de 21 m3 e até 16 toneladas de carga legal por viagem —comenta Lopes.

Entre outras vantagens do uso da automáticas Allison, o Grupo Solví constatou uma significativa redução no número de acidentes, dados resultantes de motoristas mais descansados e mais concentrados e focados somente em dirigir o caminhão. Em parte, isso é consequência de poder contar com as facilidades dos controles de velocidade e outros sistemas operacionais que a transmissão permite.

—Com a chegada dos motores eletrônicos foi possível reduzir a rotação de trabalho da compactação do lixo para 950 rpm, o que faz com que o consumo de diesel seja menor do que o do caminhão com transmissão manual. Estudamos várias combinações de relação entre propulsor e transmissão, o que tem permitido a atuação do motor na faixa verde de rotações, a de maior eficiência, em 100% dos percursos sem perda de produtividade e com maior segurança. O nível de ruído também caiu muito, refletindo positivamente na avaliação dos clientes e da população com uma queda significativa no número de reclamações de ruído principalmente nos horários de coleta noturna — diz Lopes.

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