Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/06/2008 - 07:37

Aesbe participa do Fórum Americano das Águas

O presidente da Aesbe e da Sanepar, Stênio Jacob, se reuniu com o vice-presidente do Fórum Mundial da Água e diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Benedito Braga, para acertar a participação da entidade em uma mesa sobre o tema Saneamento durante os trabalhos do Fórum Americano das Águas, marcado para os dias 24 e 25 de novembro na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná. Para o diretor da ANA é importante que o setor saneamento esteja representado no encontro em que serão debatidos os temas mais expressivos envolvendo a gestão da água a serem encaminhados no V Fórum Mundial da Água que se realiza em 2009 em Istambul, na Turquia.

O Fórum Americano das Águas reunirá profissionais ligados à gestão e política de recursos hídricos do governo, sociedade civil organizada, universidade e setores usuários de água com a classe política e formadores de opinião. A idéia é promover uma plataforma de discussão isenta no sentido de fazer um diagnóstico da política e gestão de recursos hídricos no continente e traçar propostas de mecanismos adequados para enfrentar o desafio das mudanças globais, em particular da variabilidade e mudança climática. De acordo com as previsões do Painel das Nações Unidas para Mudanças Climáticas – IPCC -- a variabilidade do clima será mais significativa no futuro o que implicará em enchentes mais intensas e secas mais prolongadas do que aquelas observadas até ag ora. Daí a necessidade de definir políticas de gestão de recursos hídricos adequadas a esta nova realidade. Para o diretor da ANA, Benedito Braga, isso significa o desenvolvimento de infra-estrutura juntamente com o uso eficiente da água em diferentes setores. “Deveremos considerar, principalmente, as novas políticas e mecanismos de gestão de água face ao desafio das mudanças globais. Estas mudanças incluem, além da mudança climática, o crescimento populacional, a urbanização acelerada e a globalização do comércio exterior.” Afirmou.

Durante o encontro em novembro serão analisados os desenvolvimentos e avanços alcançados pelos países das 4 sub-regiões americanas (América do Norte, América Central, América do Sul e Caribe) no tema da política e gestão de recursos hídricos nos últimos 10 anos. Em cada uma das 4 sub-regiões deverá ser realizada uma sessão técnica com a participação de 6 debatedores, para a qual deverá se buscar um equilíbrio institucional com representantes de governo, parlamento, iniciativa privada, terceiro setor e usuários. No evento em Foz do Iguaçu, uma sessão plenária servirá para consolidar as discussões das 4 sub-regiões indicando eventuais similaridades e consensos a serem registrados no documento final americano a ser levado para Istambul.

A Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais - Aesbe é uma entidade civil sem fins lucrativos, constituída por 24 Companhias Estaduais de Saneamento Básico. Essas empresas atendem 103 milhões de pessoas com abastecimento de água, em 3919 municípios. Também prestam serviços de esgotamento sanitário a 45 milhões de pessoas, em 893 municípios. A associação está em atividade desde 1985 e nos seus quase vinte anos de existência vem desenvolvendo ações voltadas às questões do saneamento básico, discutindo e apresentando matérias variadas aos diversos fóruns, visando a evolução do setor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira