Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/12/2021 - 08:57

Petrobras apoia projetos de inclusão e acessibilidade


No Dia Mundial da Pessoa com Deficiência celebramos iniciativas que trazem oportunidades e visibilidade às pessoas com deficiência nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 10% da população mundial tem algum tipo de deficiência. São mais de um bilhão de pessoas no planeta convivendo com diferentes graus de perda motora, intelectual, auditiva e visual. Por isso, neste 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebramos projetos que estão fazendo a diferença nas suas áreas de atuação, dando oportunidades e visibilidade à causa por meio de iniciativas inclusivas.

É o caso do Projeto Guapiaçu, responsável por promover a educação ambiental em atividades com escolas públicas e institutos de municípios vizinhos à Reserva Ecológica de Guapiaçu (Regua), em Cachoeiras de Macacu, Rio de Janeiro, e que já recuperou uma área de Mata Atlântica equivalente a 260 hectares.

Projeto adapta trilha ecológica para pessoas com deficiência — Com patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental, o projeto conta com uma trilha interpretativa de educação ambiental, onde os alunos podem aprender na prática o conteúdo apresentado nas aulas formais. A "Trilha Grande Vida" é equipada com jardim sensorial, cabo guia para pessoas com deficiência visual e piso com acessibilidade para cadeirantes. Foi neste cenário, que já recebeu, desde 2018 mais de 4 mil visitantes presenciais e cerca de 6,5 mil no Tour Virtual 360 com imagens narradas, desta mesma trilha. Esta inovação foi desenvolvida para que durante a pandemia as visitas continuassem proporcionando o contato virtual com a natureza.

Além disso, no Programa Piloto de Monitoramento de Recursos Hídrico (PPMRH) a formação de mais de 130 monitores ambientais desde 2017. As novidades desde 2020 foram a modalidade de formação EAD e a inclusão de um aluno deficiente visual. O estudante do ensino médio, Luiz Felipe, pode superar os obstáculos da deficiência visual e se formar como monitor ambiental, identificando espécies, bioindicadoras de qualidade da água, com auxílio de moldes tridimensionais táteis, que contribuíram para sua capacitação na análise da qualidade da água dos rios da região.

— Gostei muito de participar do projeto porque pude aprender sobre a preservação da floresta e dos rios ç resumiu Luiz Felipe, que participou do projeto piloto que pretende formar uma rede de monitores em 12 pontos dos rios dos municípios de Cachoeiras de Macacu e Itaboraí.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira