Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/12/2021 - 09:02

M. Dias Branco garante abastecimento de suas fábricas com a reutilização da água da chuva

Pior seca em 91 anos. Unidades de Jaboatão dos Guararapes/PE, Salvador/BA e Eusébio/CE contam com o sistema. No Ceará, o abastecimento é 100% com água pluvial.

Desde 1930, o Brasil não sofria tamanha crise hídrica. O baixo volume dos reservatórios, o uso excessivo da água, a falta de planejamento e o desmatamento são alguns dos fatores que levaram a essa situação. Consciente da importância da sustentabilidade e do uso consciente da água, a M. Dias Branco reutiliza as águas pluviais nas unidades localizadas em Eusébio/CE, Jaboatão dos Guararapes/PE e Salvador/BA.

O sistema da fábrica em Eusébio, onde fica a matriz da Companhia, está em funcionamento há mais de 30 anos e conta com uma grande estrutura civil, como tubulações, pavimentação, construção de canais e reservatório, que permite que 100% da operação produtiva da unidade seja abastecida a partir do reaproveitamento da água de chuva. “A fábrica conta ainda com um diferencial: a capacidade de armazenamento, atendendo a demanda em meses de precipitações menores”, conta Aricelma Ribeiro, gerente de Meio Ambiente da M. Dias Branco.

Como ocorre a reutilização da água pluvial? Aricelma explica que a captação de água da chuva provém dos telhados, que é drenada por meio de tubulações específicas e conduzida por canais até o reservatório. De lá, essa água segue pelo sistema de bombeamento até a estação de tratamento, onde estará apta para consumo humano e uso produtivo.

Nas unidades de Jaboatão dos Guararapes e Salvador, os equipamentos adquiridos estão associados aos tanques de armazenamento e rede de distribuição, além de conjuntos motor-bombas. Em 2021, a captação de água de chuva representou 7% do consumo de água na unidade Salvador e 3%, em Jaboatão. Somente para projetos relativos ao reaproveitamento de água e reúso na fábrica de Pernambuco, foi investido, nos últimos anos, cerca de R$ 670 mil.

A M. Dias Branco possui outras iniciativas de reaproveitamento de águas pluviais implantadas, em volumes menores, reaproveitadas diretamente nos processos de refrigeração e irrigação de jardins. A Companhia estuda a expansão do projeto para outras unidades.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira