Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/06/2008 - 08:40

Ecoembalagens na Semana Mundial do Meio Ambiente

Algodão, fibra de algodão, bambu orgânico, celulose e a novidade em tecido elaborada por fios de algodão puro com fios de garrafas PET recicladas são alternativas para a criação de embalagens que não agridam a natureza .

Hoje, se inicia a “Semana Mundial do Meio Ambiente”. A Universidade de São Paulo – USP, a Federação e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – Fiesp, só para citar alguns, irão aproveitar a ocasião para motivar debates acerca do tão falado desenvolvimento sustentável.

Entre os assuntos relacionados ao tema, encontra-se a questão das embalagens atuais estarem vinculadas às práticas de consumo consciente, necessidade constatada em diversas pesquisas. Nesse sentido, estudos sobre materiais ecológicos, que possam render soluções sustentáveis ao mercado, ganham espaço, possibilitando substituir materiais de difícil decomposição na natureza por aqueles que sejam naturais e biodegradáveis. Como exemplo, embalagens do tipo sacolas, feitas de algodão e outras fibras naturais, que se tornam uma ecológica alternativa frente às sacolinhas plásticas de supermercado, ou mesmo para qualquer embalagem que não seja biodegradável.

Uma das dificuldades para se criar uma cultura favorável a um produto como este é a imagem equivocada de que não existe produção em escala para esse tipo de embalagem, inviabilizando atender demandas de grandes empresas. Segundo a sócia fundadora da Kapa+ EcoEmbalagens, Karla Haidar Muller, no passado tudo o que era natural estava relacionado com o artesanal. “Atentos a este fato e sempre buscando o melhor atendimento aos nossos clientes, tanto em qualidade quanto em quantidade, a Kapa+ EcoEmbalagens encontrou o seu espaço e vem progressivamente fortalecendo sua produção, para atender mercados maiores que demandam grandes quantidades”.

Outro desafio é mudar a forma de avaliação do retorno sobre o investimento feito nas eco-embalagens. Os empresários, com moderna visão de mercado, têm procurado maneiras de oferecer produtos que não prejudiquem o meio ambiente. No entanto, alguns ainda se atêm aos custos, não percebendo a vantagem competitiva impressa na imagem da empresa e de sua marca quando trabalham de maneira sustentável. Karla observa que, no Brasil, o tema da sustentabilidade é muito recente. "Somente no ano passado, foi levantado, com maior destaque na mídia, o problema causado pelas embalagens de plástico, que demoram muito tempo para se degradar, prejudicando consideravelmente a natureza".

Ela complementa. "Algumas empresas olham, em primeiro lugar, o preço, e se observarmos somente sob este aspecto, concluímos que as embalagens naturais são um pouco mais caras do que as tradicionais, de plástico. Mas é preciso compreender que estas oneram um terrível custo para a humanidade, percebido a longo, médio e curto prazos. Os consumidores estão mais atentos a isso e, diante desse comportamento, aquele que oferecer produtos ambientalmente responsáveis tem sim uma vantagem competitiva no mercado atual”.

Perfil da Kapa+ EcoEmbalagens - Há cinco anos, a gestora Karla Haidar Müller, durante uma pesquisa de mercado, percebeu que as empresas precisariam, cada vez mais, de embalagens e sacolas confeccionadas de forma sustentável e com matérias-primas naturais, oriundas de manejos renováveis. Percebeu também que não havia uma empresa que atendesse a essa demanda de forma eficiente. “Comecei, então, uma empresa voltada para este setor. Sempre valorizei e consumi produtos ecológicos, sempre prezei pela preservação da natureza e pelo cuidado com os animais”, ressalta Karla.

Ela complementa: “O conceito da Kapa+ EcoEmbalagens foi desde o início de preservação à natureza. Começamos pequenos, mas com um forte propósito: desenvolver embalagens sustentáveis, não usar materiais que agridam a natureza, como o plástico e seus derivados, e respeitar aqueles que trabalham conosco”.

Além disso, a Kapa+ EcoEmbalagens acredita na evolução da sociedade via agricultura sustentável, bio-combustível, reciclagem e na degradação natural que não agrida o meio ambiente. “Destaco, sobretudo, que acreditamos nas pessoas que pensam como nós”, complementa a também sócia-diretora, Sylvia Haidar. | Site: www.kapamais.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira