Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/01/2022 - 09:20

CEO da Investtools na Rio Innovation Week


“A principal coisa que uma empresa de tecnologia constrói são as pessoas”. Mesa de debates organizada pelo Sebrae na feira de inovação explorou cases de empresas que cresceram exponencialmente e de forma sustentável.

Durante debate realizado na Rio Innovation Week no dia 16 de janeiro (domingo), o CEO da Investtools, David Gibbin, afirmou que uma empresa de tecnologia garante crescimento exponencial se desenvolver pessoas. A fintech carioca, que integra o programa de aceleração ScaleUp, do Sebrae, foi uma das convidadas pela entidade para participar da mesa —Crescimento exponencial: cases de empresas que cresceram de forma sustentável —com o objetivo de explorar os principais desafios na estruturação de negócios que se destacam por oferecer produtos e serviços inovadores. Além de David, o sócio proprietário da Solace Institute, Fábio Stumpf, e o sócio fundador da Solvimm, Filipe Barretto, também estiveram no painel.

A conversa focou na velocidade da mudança na forma como as empresas fazem negócios, considerando o cenário de pandemia, que acelerou a revolução tecnológica e a demanda por profissionais especializados, além de colocar algumas companhias em um verdadeiro boom de crescimento.

Neste sentido, David reforçou um de seus maiores aprendizados diante da expansão da Investtools ao longo dos últimos anos: — A principal coisa que uma empresa de tecnologia constrói são as pessoas. São elas que entendem e desenvolvem a tecnologia, que fazem a diferença. A Investtools passou pelo desafio de transformar cinco sócios em uma equipe de 50 pessoas e, agora, pensa em como transformar 50 em 500. Ou seja, a operação cresce e exige estratégia. São pessoas interessadas que vão pensar nas soluções que o cenário atual demanda. Para entender a visão do crescimento exponencial, a sua cabeça e a cabeça de quem trabalha com você têm que estar preparadas.

Com especialidade no desenvolvimento de softwares para o mercado financeiro, a Investtools vem buscando, em diversas frentes, se consolidar como referência em tecnologia para empresas do mercado de capitais, a administração pública e a sociedade civil. A fintech atende, hoje, a mais de 45 gestoras com produtos voltados para controle dos fluxos de investimentos e compliance, somando, aproximadamente, R$ 150 bilhões em AUM (assets under management).

A Investtools está à frente do GOV Token, solução apresentada na Rio Innovation Week, que utiliza a tecnologia blockchain para rastreio de gastos públicos no Brasil, e aposta em startups em fase inicial através de uma unidade de novos negócios. No primeiro semestre de 2021, a empresa recebeu um investimento estratégico da Vórtx, o qual visa a construção de novos projetos. Além disso, a trajetória da fintech é marcada pela criação de outras empresas, como é o caso da Grana Capital e da Trampolin.

Quando questionado sobre o crescimento do mercado atual e a visão de futuro no que concerne aos negócios voltados para tecnologia e mercado financeiro, o CEO da Investtools demonstrou ao público da Rio Innovation Week uma de suas preocupações:

— Olhando para um contexto macroeconômico, eu vejo um futuro um pouco desafiador. A gente está passando pelo momento de euforia no mercado de fintechs. É comum que, quanto mais euforia a gente tenha, mais provável que um momento de baixa possa vir em breve. Existe um desafio para empresas que não são geradoras de caixa, que dependem de injeção de liquidez. Pode ser que o mercado tenha algumas quebras quando esse dinheiro secar. Então, eu vejo uma necessidade de cautela, as empresas têm que estar preparadas, buscando gerar caixa e robustez para aguentar este possível período.

Ao fim do debate promovido pelo Sebrae, os representantes das empresas tiveram a oportunidade de dar dicas ao público relacionadas à estruturação de um negócio visando ao crescimento exponencial.

— A primeira dica é: comece algo que você ame e já conheça. Gostar daquilo que faz é um acelerador incrível. Mas, por mais brilhante que você seja, você não constrói nada sozinho. Construa conexões, tente encontrar as pessoas certas. Pra crescer mais dez vezes, eu vejo a necessidade de estar próximo da equipe, de parceiros, de investidores e de outras empresas, de fazer crescimento inorgânico. Juntar culturas é um desafio. Nos momentos bons, você consegue aproveitar a onda. No momento ruim, quem entrega valor se destaca — concluiu David.  

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira